António Costa “é momento com significado na história do Alta Definição”

Daniel Oliveira e António Costa na inevitável "selfie" no final do programa

Três dias depois de ter sido entrevistado no “Jornal da Noite”, da SIC, António Costa volta aos ecrãs da estação, para “um registo menos formal” e “momentos de alguma distensão”. Quem o diz é Daniel Oliveira, autor do “Alta Definição”, em declarações exclusivas à N-TV.

“É muito raro em Portugal que o Primeiro-Ministro em exercício marque presença, fora do contexto eleitoral, num programa que, tendo relevância informativa, não é jornalístico no sentido estrito do termo, situando-se, sobretudo, na área do entretenimento”, afirma à N-TV o subdiretor da SIC e apresentador do programa.

É raro, mas acontece. E António Costa, à boa maneira norte-americana, já provou que não se apoquenta com registos mais informais. Em dezembro, aceitou o convite do “Governo Sombra”, da TSF e da TVI, para discutir a “atualidade” com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques.

Este sábado, às 14h00, três dias depois de ter sido recebido no estúdio do “Jornal da Noite” por José Gomes Ferreira, é a vez de ser entrevistado para o “Alta Definição”. O encontro deu-se em S. Bento no final da semana passada e “correu muito bem”, garante Daniel Oliveira.

“O ‘Alta Definição” permite um registo menos formal do que aquele em que habitualmente revemos nos políticos e isso fica bem patente nesta conversa com o Sr. Primeiro-Ministro, com momentos de alguma distensão”, sublinha.

O formato “vai a caminho dos 400 programas e dos oito anos de existência”. Por isso, Daniel Oliveira não tem dúvidas em afirmar que a emissão deste sábado é “um momento com significado na história” do programa.

Acertar com a agenda de Costa é que não foi fácil. “Temos um planeamento muito antecipado e traçamos objetivos para cada momento, em função da oportunidade e das circunstâncias”, explica. Sabendo que “este ano a celebração do Dia de Portugal seria a um sábado”, o “Alta Definição lançou o convite ao gabinete de Costa em São Bento “com a antecedência necessária, que permitisse tempo para decidir e, com base nisso, acertar disponibilidades”.

"Posso fazer-lhe uma pergunta a si?", António Costa responde, mas também pergunta. Um grande exclusivo Alta Definição, este sábado, dia 10 de junho na SIC

Publicado por Daniel Oliveira em Terça-feira, 6 de Junho de 2017

TEXTO: Nuno Azinheira