A final do Festival Eurovisão da Canção, realizada este sábado em Portugal, registou mais 150 mil espectadores do que a edição passada, conquistada por Salvador Sobral em Kiev, na Ucrânia.
A RTP1 foi o canal mais visto de sábado, com 21,7% de quota de mercado, deixando a concorrência direta a larga distância: a TVI não foi além dos 15,6%, enquanto a SIC se fixou nos 12,7 pontos percentuais de “share”.
Para o triunfo do canal público foram decisivos os 223 minutos (mais de três horas e meia) de duração da Eurovisão, a primeira realizada em Portugal, e que decorreu na Altice Arena, em Lisboa.
De acordo com dados oficiais da GfK, empresa responsável pela audimetria em Portugal, a final da competição registou 1,547 milhões de espectadores (16% de audiência média), correspondentes a 36,4% de quota de mercado.
Em comparação com a edição do ano passado, foram mais 150 mil espectadores. Em 2017, a vitória de Salvador Sobral foi acompanhada por 1,4 milhões, correspondentes a 32,5% de quota de mercado.
Veja também:
Salvador Sobral sobre o palco que o tornou famoso: “O que cantam na Eurovisão é uma merda”
Ou seja, de um ano para o outro, Portugal foi do primeiro ao último lugar, mas as audiências cresceram. A euforia em redor da Eurovisão, acolhida em Portugal pela primeira vez, a curiosidade de ver a final montada pela RTP, e a expectativa quanto à prestação portuguesa depois da vitória de há um ano justificam o aumento do número de espectadores.
Veja também:
TEXTO: Nuno Azinheira