Dos 13 aos 95 anos! São estes os concorrentes mais jovens e o mais velho da história da Eurovisão

O Festival Eurovisão da Canção contou, ao longo dos anos, com a participação de grandes artistas que ficaram na memória do público. Recorde quais os concorrentes mais jovens, bem como o mais o velho, que até hoje pisaram o palco do certame.

Já lá vão 61 anos desde que se realizou a primeira edição da Eurovisão. Desde essa época, vários artistas realizaram o sonho de passar pelo palco do certame, conquistando os mais talentosos a vitória.

São muitas as canções que ainda hoje permanecem na memória dos espetadores, assim como os seus intérpretes. No entanto, grande parte do público desconhece qual o concorrente mais jovem, e mesmo o mais velho, que até hoje participou no festival.

TEXTO: Soraia Pires

Jean Jacques (1969) – 13 anos

A carregar vídeo…

Com apenas 13 anos, protagonizou em Madrid um momento que deixou os espetadores emocionados. Jean Jacques, o escolhido para representar o Mónaco, foi um dos concorrentes mais novos de sempre a pisar o palco do certame.

Em 1969, ano em que o festival teve lugar em Espanha, interpretou “Mamam, Mamam”, tema dedicado à figura maternal. Apesar de não ter conquistado a vitória, conseguiu ainda assim o 6º lugar.

Sandra Kim (1986) – 13 anos

A carregar vídeo…

Jean Jacques não foi, no entanto, o único concorrente de tão tenra idade a participar na Eurovisão. Em 1986, Sandra Kim, cantora belga, foi a escolhida para representar o país no certame.

Apesar de ter sido declarado que a jovem tinha 15 anos, idade mínima na época para subir ao palco do festival, descobriu-se mais tarde que essa informação era falsa. Na realidade, a artista tinha apenas 13.

Com o tema “J’aime La Vie”, a jovem conquistou a vitória naquela edição do certame, que se realizou na Noruega. Tornou-se, até à data, a vencedora mais nova da Eurovisão.

Emil Ramsaeur (2013) – 95 anos

A carregar vídeo…

Em 2013, foi a vez do concorrente mais velho da história da Eurovisão subir ao palco. Membro do grupo Takasa, a banda do exército da Salvação, participou no Festival aos 95 anos. O grupo foi representante da Suíça.

O tema apresentado nesse ano, cuja edição teve lugar na Suécia, foi o “You And Me”, um hino rock algo polémico. Sendo uma canção de cariz político, chegou a ponderar-se exclui-la do concurso.

No entanto, apesar de muita gente protestar contra a música, que “colidia com as regras”, a banda acabou por atuar. Emil Ramseur foi, até hoje, o mais velho a ter a oportunidade de participar no certame.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.