“É hora de o mundo descobrir Portugal”. Quem é a equipa que prepara a Eurovisão da Canção?

Salvador Sobral acabava de dar a Portugal, pela primeira vez na história, o primeiro lugar no Festival Eurovisão da Canção. Milhares de espectadores festejavam a inédita vitória. Mas, nos bastidores, já se começava a pensar no evento seguinte, que este ano se realiza no nosso país.

A pouco menos de dois meses do início do festival, com as meias-finais a realizarem-se nos dias 8 e 10 de maio, e a final dois dias depois, a 12, a luta contra o tempo é cada vez mais intensa, e nada pode ser deixado por fazer.

Por isso, garante Gonçalo Madaíl, o Festival da Canção “serviu como um ensaio geral” para o que aí vem. “A equipa que deu forma às semifinais no Estúdio 1 da RTP em Lisboa, a 18 e 25 de fevereiro, é a mesma que realizou a final em Guimarães e, dentro de dois meses, o certame no Parque das Nações”, explica à N-TV o diretor criativo da Eurovisão.

À frente do projeto, João Nuno Nogueira, produtor executivo do concurso europeu, é a voz da confiança de que tudo correrá como o esperado. “Enquanto houver ventos e oceanos, não devemos parar. Um dia, os navegadores portugueses descobriram o mundo. Agora, é hora de o mundo descobrir Portugal”, enfatiza o responsável no site oficial da Eurovisão.

Há quase um ano a preparar o evento, João Nuno Nogueira deixa o convite a todos os que querem estar presentes no Altice Arena. “A porta de entrada continua a ser a mesma, Lisboa, onde tudo acontece no próximo mês de maio”.

Também a vice-produtora executiva, Carla Bugalho, está confiante num grande espetáculo. “Ter a Eurovisão em Portugal pela primeira vez é uma verdadeira emoção e esperamos que todos gostem tanto quanto nós”, adianta, ao mesmo site.

Fora do palco onde vão atuar os sonhos à vitória de cada concorrente, mais de 700 pessoas, incluindo cerca de 400 voluntários, esperam dar o apoio necessário à realização do certame.

Em maio, Lisboa recebe milhares de pessoas de toda a Europa e também as delegações dos 42 países que, a par de Isaura e Cláudia Pascoal, com o tema “Jardim”, esperam suceder a “Amar pelos dois”, de Salvador Sobral, no Olimpo do Festival Eurovisão da Canção.

Eis a equipa responsável pela produção da Eurovisão 2018:

Gonçalo Madaíl – Diretor Criativo
Cristina Viegas – Diretora Comercial
Nicolau Tudela – Diretor de Artes
João Nuno Nogueira – Produtor Executivo
Paulo Resende – Vice-Produtor Executivo / Produtor TV
Carla Bugalho – Vice-Produtora Executiva / Produtora Espetáculo
Nuno Galopim – Supervisor do Guião
Marina Ramos – Diretora de Marketing e Comunicação
Ana Loureiro – Porta-voz
Maria Ferreira – Chefe de Eventos e Logística
Ola Melzig e Tobias Åberg – Chefes de Produção
Luís Filipe Vieira – Produtor de Linha
Alexandre Coimbra – Chefe de Segurança
José Pinto da Fonseca – Chefe de Acreditação
Florian Wieder – Designer do Palco
Jerry Appel – Designer de Luzes
Troels Lund Diretor Multicâmaras Sénior
Paula Macedo e Pedro Miguel Martins – Diretores Multicâmaras
Christer Björkman – Produtor do Concurso
Mattias Carlsson – Diretor da Sala de Visualização
Marvin Dietmann e Martin Kagemark – Diretores de Palco
TEXTO: Duarte Lago (com AFS)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.