Já ouviu a canção favorita à vitória da Eurovisão? Chama-se “Toy” e vem de Israel

Foi oficialmente apresentada na semana passada e é já a favorita à vitória do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em maio no Altice Arena, em Lisboa. “Toy” vai ser defendida por Netta Barzilai e a sua letra é inspirada no movimento #MeToo. Fique a saber em que lugar se situa “O Jardim” de Isaura e Cláudia Pascoal.

Foi uma entrada em grande. Lançada no passado dia 11, por altura do Dia Internacional da Mulher (a 8 de março), e inspirada no movimento #MeToo, a canção que Israel vai apresentar na primeira semifinal, a 8 de maio, em Lisboa é já a favorita a vencer o certame.

A conclusão é do site eurovisionworld.com, que faz uma média de várias casas de apostas e que, no ano passado, dias antes do concurso, acertou na vitória de Salvador Sobral em Kiev, na Ucrânia.

“Toy”, assim se chama o tema interpretado por Netta Barzilai – que venceu a versão israelita do “talent show” “Rising Star” – tem chamado a atenção por a sua letra ser “atual, cativante e poderosa”, escreve o jornal britânico “Metro”, bem como pela postura aguerrida da cantora em palco, cujas imagens pode ver na galeria acima.

“Mulher maravilha, nunca te esqueças / Tu és divina e ele vai arrepender-se / eu não sou o teu brinquedo / Seu rapaz estúpido”, diz a música da autoria de Stav Beger e Doron Medalie.

Israel venceu o Eurofestival por três vezes, em 1978, 1979 e 1998. Neste último ano, a vitória foi de Dana International, a primeira transsexual a levar o prémio para casa.

Ouça “Toy”, que Netta Barzilai cantará por Israel:

O mesmo site avança que o pódio poderá ficar completo com as canções da Estónia (“La Forza”, por Elina Nechayeva) e, em terceiro, da República Checa (“Lie To Me”, por Mikolas Josef). Ouça-as também:

“O Jardim” de Cláudia Pascoal e Isaura, que representará Portugal no certame, situa-se na 19ª posição.

Recorde-se que as galas serão conduzidas por Daniela Ruah, Catarina Furtado, Filomena Cautela e Sílvia Alberto.

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.