Número do dia. Quem é o cantor que ganhou três vezes a competição?

Johnny Logan tem a receita secreta para vencer o Festival Eurovisão da Canção. O cantor e compositor australiano não se cansou de inscrever o seu nome na História.

O artista, com 63 anos, sempre que participou na Eurovisão vestiu a camisola da Irlanda. Logan conseguiu destacar-se dos restantes concorrentes da História da competição, por ser o candidato que mais vezes terminou em primeiro lugar.

Foram três as vitórias alcançadas pelo cantor, todas elas em vertentes diferentes: a primeira vitória foi na pele de interprete no festival de 1980, organizado em Haia, na Holanda. Logan venceu com 143 pontos atribuídos ao tema “What’s Another Year”. Nesse mesmo ano, José Cid ficou em sétimo lugar com a canção “Um grande, grande amor”.

A carregar vídeo…

Como cantor e compositor, conseguiu, pela segunda vez, arrecadar o título de vencedor com a canção “Hold Me Now”, em 1987. No final da contagens dos votos em Bruxelas, Bélgica, o artista somou 172 pontos. Foram mais 157 pontos que o grupo Nevada, composto por Jorge Mendes e Alfredo Azinheira, que representou Portugal com “Neste barco à vela”.

A carregar vídeo…

O triunfo que colocou o nome de Johnny Logan em destaque na História da Eurovisão, aconteceu em 1992, na cidade de Malmö, na Suécia, quando participou como compositor do tema da Irlanda. “Why Me” registou 155 pontos e foi interpretado pela cantora Linda Martin.

A carregar vídeo…

A representante de Portugal, nessa data histórica para o artista australiano e para a Irlanda, foi Dina, que deu voz à canção “Amor D’Água Fresca”. A cantora portuguesa voltou para casa com 26 pontos e um 17º lugar na bagagem.

O nome Johnny Logan é sinónimo de vitória em irlandês. Em todo seu percurso na competição, a Irlanda tem no total sete vitórias, sendo que três estão ligadas diretamente ao mesmo artista.

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.