O número do dia. Quatro: Há quem esteja cansado de ‘morrer à beira da praia’

São os vencedores do Festival Eurovisão da Canção que ficam para a História e na memória dos espectadores. Depois existem países como Malta, que esteve diversas vezes perto do título mas acabou por cair no esquecimento.

Além de ser o país candidato que participa há mais tempo na Eurovisão sem nunca ter vencido a competição, Malta é o concorrente que terminou mais vezes em segundo e terceiro lugar.

Segundo o que está inscrito nos livros de estatística do festival, o país, que fica no sul do continente europeu, conseguiu ficar em cada uma das posições por duas vezes. Agora só falta mesmo ganhar.

No ano de 1992, Malta conquistou o primeiro terceiro lugar da sua História, com 123 pontos para o tema em inglês “Little Child”, da cantora maltesa Mary Spiteri. Um ano marcado pela vitória da representante da Irlanda, Linda Martin, em Malmo, na Suécia, com “Why Me?”.

A carregar vídeo…

Seis anos mais tarde, Malta repetiu o feito em Birmingham, Inglaterra, com a canção “The One Tha I Love”. A aposta continuou na língua inglesa, com outra artista maltesa, Chiara, que conseguiu uma pontuação mais alta, 165 pontos. Uma vez mais os irlandeses ficavam a ver de perto o primeiro lugar do pódio, que foi entregue nessa edição a Israel, com “Diva”.

A carregar vídeo…

A sorte de Malta acabou por melhorar com o decorrer dos anos. 2002 foi um ano de grande destaque para o país, que chegou pela primeira vez ao segundo lugar da Eurovisão. A artista chama-se Ira Losco e com a canção “7th Wonder” escreveu o seu nome na História do país, como a concorrente maltesa mais bem classificada de sempre do concurso.

Somou 164 pontos, numa noite em que o evento foi realizado em Tallinn, Estónia, e viu fugir o troféu de vencedor para a concorrente da Letónia, a interprete Marie N, e a canção “I Wanna”.

A carregar vídeo…

O país que está tão habituado a “morrer à beira-mar” descobriu a receita, e em 2005, repetiu o segundo lugar. Desta vez com uma cara conhecida do público maltês, Chiara, que na sua segunda participação atingiu de novo o pódio.

A artista maltesa apresentou o tema em inglês “Angel”, que contabilizou 192 pontos, e ficou atrás da concorrente grega Helena Paparizou, que foi a grande vencedora, nessa noite em Kiev, na Ucrânia.

A carregar vídeo…

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.