O número do dia. O vencedor menos “querido” da História… na noite de Adelaide Ferreira

Os representantes noruegueses que venceram o Festival Eurovisão da Canção em 1985 entraram para o livro de recordes da competição. E não foi só pela vitória alcançada.

Bobbysocks!, composto pelas cantoras Hanne Krogh e Elisabeth Andreassen, venceu a Eurovisão em 1985, com a canção “La det swinge”. O dueto entrou para a História ao ser, no formato atual de votação, o vencedor com menor pontuação atingida.

O tema norueguês na noite da gala final, em Gotemburgo, na Suécia, terminou com um total de 123 pontos, mais 18 pontos que a segunda classificada, a Alemanha. Os germânicos que conseguiram 105 pontos com a música “Für alle”. Nunca antes (nem depois…) os vencedores da Eurovisão lograram conquistar tão poucos pontos.

A distribuição dos “12 pontos”, pontuação máxima dada pelo júri de cada país, no evento desse ano acabou por ser muito irregular. Dos 19 países participantes no concurso, apenas 8 deram a pontuação máxima aos representantes da Noruega.

A Irlanda, Dinamarca, Bélgica, Israel, Alemanha, Reino Unido, Suécia e Áustria votaram na vitória de Bobbysocks!. A Espanha e a Grécia atribuíram a pontuação mínima (1) a “La det swinge”.

A carregar vídeo…

Ainda na noite de 4 de maio, no Pavilhão Scandinavium, que contou com a apresentação da cantora sueca Lill Lindfors, a representante de Portugal foi Adelaide Ferreira. A cantora portuguesa alcançou o 18º lugar, com nove pontos, depois da interpretação do tema “Penso em ti, eu sei”. Recorde-o aqui:

A carregar vídeo…

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.