Portugal na Eurovisão! Nem a “Oração” salvou António Calvário em 1964

António Calvário foi o primeiro português a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1964. Com o tema “Oração”, a performance não correu como o esperado e o cantor saiu de Copenhaga sem qualquer ponto conquistado.

“Lembro-me que estava nervosíssimo. Quando o meu nome foi anunciado e eu subi ao palco, estava bastante nervoso”, confidencia António Calvário à N-TV. “Era uma responsabilidade muito grande representar Portugal. Não queria que a primeira representação portuguesa corresse mal”, lamenta o cantor, agora com 79 anos.

Certo, é que a classificação alcançada pelo português no certame ganho pela italiana Gigliola Cinquetti, com “Non ho l’età (per amarti)”, tornou-se na pior prestação de sempre de Portugal na Eurovisão, com um registo só igualado por Célia Lawson, que em 1997, com o tema “Antes do Adeus”, também não conseguiu qualquer ponto.

Passados 54 anos, recorde aqui a atuação de António Calvário, no primeiro capítulo da série PORTUGAL NA EUROVISÃO, que nos vai levar ao baú das recordações, diariamente, até maio.

A carregar vídeo…

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.