Portugal na Eurovisão! Recorde a participação de Madalena Iglésias, em 1966

Foi com “Ele e ela” que Madalena Iglésias representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1966. No Luxemburgo, a cantora portuguesa arrecadou 6 pontos, e alcançou o 13.º lugar.

A canção, composta por Carlos Canelhas, foi a oitava a subir ao palco, num festival ganho pelo cantor e compositor suíço-austríaco Udo Jürgens (1934-2014), com o tema “Merci cheire” (Obrigado, querida).

Tal como Simone de Oliveira, Madalena Iglésias é uma das vozes mais importantes do chamado nacional-cançonetismo, uma expressão utilizada para definir o tipo de música ligeira existente em Portugal, nos tempos de ditadura, e que era promovida pelo Estado Novo na rádio e na televisão.

A vencedora do Festival da Canção, de 1966, foi premiada duas vezes como Rainha da Rádio (1960 e 1964) e três como Rainha da Televisão (1960, 1962 e 1965). No dia em que comemorou 73 anos, foi homenageada pela Câmara Municipal de Lisboa com um busto, da autoria do escultor Domingos Oliveira, no jardim da Alameda Padre Álvaro Proença, em Benfica.

Morreu em janeiro deste ano, numa clínica em Barcelona, aos 78 anos.

Recorde aqui a atuação de Madalena Iglésias no Festival Eurovisão da Canção, em 1966.

A carregar vídeo…

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.