RTP lança CD com temas de Festival da Canção. Diogo Piçarra? Nem vê-lo

A RTP adiantou que vai ser lançado, no dia 23 de março, um trabalho discográfico que reúne os temas que estiveram a concurso na edição deste ano do festival organizado pelo operador público de média. Mas há um que ficou de fora.

A editora Universal Music, com o apoio da RTP, responsável pela realização pelo Festival da Canção, compilou num CD 25 dos 26 temas que os portugueses puderam escutar no evento deste ano e que culminou com a escolha de “O Jardim”, interpretado por Cláudia Pascoal e composto por Isaura, para representar Portugal na Eurovisão.

No entanto, o trabalho discográfico “Festival da Canção 2018” não vai contar com “Canção do Fim”, tema com que Diogo Piçarra entrou na competição e que foi, nas duas semifinais do concurso, o que mais consenso reuniu, conseguindo a pontuação máxima do júri e do público, através do televoto, na sua eliminatória.

A decisão é comunicada pela própria RTP, no site do Festival da Canção. “O tema interpretado por Diogo Piçarra não faz parte desta compilação.”

Desconhece-se o que motivou este parecer. O CD “Festival da Canção 2018” contará, assim, com as seguintes composições (por ordem de alinhamento): “Austrália” (interpretado por Bruno Vasconcelos), “Sem Medo” (Rui David), “Eu Te Amo” (Beatriz Pessoa), “Pra Te Dar Abrigo” (Anabela), “Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada” (Catarina Miranda), “Zero a Zero” (Joana Espadinha), “(sem título)” (Janeiro), “O Som da Guitarra é a Alma de um Povo” (José Cid), “Anda Estragar-me os Planos” (Joana Barra Vaz), “Só Por Ela” (Peu Madureira), “Com Gosto Amigo” (Rita Dias), “Alvoroço” (JP Simões), “A Mesma Canção” (Maria Amaral), “Bandeira Azul” (Maria Inês Paris), “Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)” (Dora Fidalgo), “All Over Again” (Sequin), “Amor Veloz” (David Pessoa), “Sobre Nós” (Tamin), “O Jardim” (Cláudia Pascoal), “Patati Patata” (Minnie & Rhayra), “Anda Daí” (Rita Ruivo), “Mensageira” (Susana Travassos), “O Voo das Cegonhas” (Lili), “Pra Lá do Rio” (Daniela Onís) e “Sunset” (Peter Serrado).

Recorde-se que Diogo Piçarra anunciou a sua desistência do Festival RTP da Canção depois de ter sido acusado, na Internet, de plagiar um canto litúrgico da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

A pedido da N-TV, o conhecido produtor musical Luís Jardim assegurou, todavia, que as alegações não têm fundamento. E mostrou-nos as provas. Veja aqui.

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.