Tema vencedor da Eurovisão debaixo de fogo. Universal Music deteta semelhanças com sucesso de 2003

O tema vencedor do Festival Eurovisão da Canção deste ano, “Toy”, interpretado pela cantora israelita Netta, está na mira da Universal Music depois de esta ter detetado um possível caso de plágio cometido pelas compositoras.

Segundo um relatório recente da Walla! Culture, aquela gravadora com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, detetou várias semelhanças entre “Toy” e “Seven Nation Army”, dos The White Stripes, nomeadamente em questões relacionadas com o ritmo e a harmonia presentes na entrada do tema.

A composição vencedora do certame, que este ano foi organizado em maio, na cidade de Lisboa, é de Doron Medalie e Stav Beger, que, segundo o mesmo texto, já receberam uma carta de advertência da Universal Music.

Em entrevista ao programa de televisão israelita “Good Evening”, dirigido por Guy Pines, Medalie, responsável por outros dois temas israelitas no concurso de música, um em 2015 e outro em 2016, manifestou a sua surpresa perante o assunto.

“Ficámos surpreendidas quando recebemos essa carta mas estamos a lidar com isso. Acredito que nas próximas duas semanas a questão será resolvida com a maior satisfação para ambas as partes”, declarou a profissional do setor musical.

No dia 12 de maio, “Toy” arrasou a concorrência presente na Altice Arena, depois de alcançar um total de 529 pontos, sucedendo a “Amar pelos dois”, de Luísa e Salvador Sobral, na galeria de vencedores da Eurovisão.

Compare aqui os dois temas e tire as suas próprias conclusões:

“Toy” – Netta

“Seven Nation Army” – The White Stripes

TEXTO: Duarte Lago (com DS)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.