Famosos juntam-se na luta contra o cancro da próstata

Caras conhecidas cancro
Fotografia: Divulgação

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, assinalado, esta quinta-feira, 7 de abril, vários ex-futebolistas e caras conhecidas juntaram-se, em Odivelas, para um jogo de futebol que sensibilizou para o cancro da próstata.

Os ex-atletas Silas, Beto, Chaínho, Paulo Madeira e Carlos Xavier, o cantor Toy, os humoristas Fernando Alvim e Diogo Faro e os locutores Fernando Alvim, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura foram alguns dos nomes que marcaram presença.

A Associação Portuguesa de Doentes da Próstata, em parceria com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, a Câmara Municipal de Odivelas e a Astellas Farma promoveram uma partida de futebol com o objetivo de chamar a atenção da população masculina para a importância da prevenção do cancro da próstata.

Joaquim Domingos, presidente da APDPróstata, mostra-se muito satisfeito com o sucesso da ação. “Esta ação de sensibilização só foi possível graças ao espírito solidário de todas as entidades, ex-jogadores e figuras públicas que se juntaram a nós nesta manhã cheia de saúde, não só porque a atividade física é essencial para um estilo de vida saudável mas sobretudo porque ajudou a lembrar todos os homens portugueses que devem estar atentos, fazer exames regulares e procurar o seu médico assistente para pôr o cancro da próstata fora de jogo”, concluiu.

Caras conhecidas cancro
Fotografia: Divulgação

Num jogo dominado pelo sexo masculino, houve ainda espaço para um momento simbólico com a participação especial de duas árbitras, Ana Aguiar e Ana Gonçalves, para assinalar o importante papel que as mulheres desempenham no acompanhamento e suporte dos doentes da próstata, bem como reforçar a importância da igualdade de género.

“Mostre um cartão vermelho ao cancro da próstata” foi o mote da iniciativa que juntou mais de 25 participantes, entre antigos futebolistas, treinadores, árbitros, bem como outras figuras públicas não ligadas ao futebol.

A iniciativa realizou-se no âmbito da campanha “Homens Bem Informados” que tem como objetivo promover um maior conhecimento e esclarecimento sobre o cancro da próstata, mediante a disponibilização de conteúdo informativo fidedigno.