Acabou-se a tutela pessoal e financeira: Britney Spears reassume controlo da sua vida

Britney Spears
Fotografia: Instagram Britney Spears

Depois de 14 anos a ser tutelada pelo pai, Britney Spears viu um tribunal de Los Angeles decretar o fim do regime que a controlava. Mas fica com a fortuna à guarda da Justiça.

Ups, ela ganhou (vida) outra vez. A frase, inspirada na música mais conhecida de Britney Spears – “Oops, I Did It Again”-, pode bem resumir a decisão do Tribunal Superior de Los Angeles, nos Estados Unidos, que decretou, na última sexta-feira, o fim do regime tutelar imposto à cantora norte-americana: há 14 anos, a intérprete viu entregue ao seu pai o controlo pessoal e da sua vida financeira.

Britney Spears estava no auge da carreira e da fama, aos 26 anos, quando lhe foram retirados todos os poderes e entregues a Jamie Spears. Além de arrasar a cantora “pop” física e psicologicamente, como foi possível observar nas raras aparições públicas, o processo sempre foi contestado pelos milhares de fãs, que criaram mesmo a “hashtag” “FreeBritney” (Britney livre) e, por isso, foi natural a explosão de alegria de centenas de seguidores mais fiéis à porta do tribunal, noticia a agência Lusa, que cita a Associated Press.

Apesar do fim do regime tutelar, o Tribunal Superior de Los Angeles mantém, para já, o controlo sobre a fortuna de Britney Spears, avaliada em mais de 60 milhões de dólares

Desde 2008 que a intérprete lutava por “recuperar a própria vida”, depois de o pai ter começado a controlar tudo à sua volta no seguimento de uma série de episódios protagonizados pela artista e que terão posto em causa a sua saúde mental.

Britney Spears não esteve presente na sessão do julgamento, que durou cerca de meia hora, mas não demorou a reagir no Twitter, onde insiste em manter poses sempre sensuais e, normalmente, sem roupa. “Melhor dia de sempre. Louvado seja o Senhor. Posso ter um Ámen?”

Apesar de ter sido o pai a pedir a tutela pessoal e da carreira, foi Jodi Montgomey que, em 2019, assumiu a tutela de Britney por ordem do tribunal. O recente parecer da sua advogada pode estar mesmo na base da decisão da Justiça norte-americana: “Não há razão para que a senhora Spears não possa levar uma vida segura, feliz e gratificante”.

No início do último verão, a cantora pediu desculpa aos milhares de fãs por “fingir”, nos últimos anos, que “estava bem”. Fiz isso por causa do meu orgulho e eu tinha vergonha de partilhar o que aconteceu comigo”, disse nas redes sociais. “A minha vida parecia bastante espetacular, mas não quero que as pessoas pensem que era perfeita. Mas, honestamente, quem não quer publicar uma foto luminosa no Instagram?”, desculpou-se, na altura.