André Gago entre a representação e a música: “As pessoas estão felizes por assistir a um espetáculo”

Fotografia: Instagram André Gago

Afastado da televisão há algum tempo para se dedicar à música, André Gago prepara-se para voltar ao pequeno ecrã no próximo ano, na RTP.

Ele está de volta à representação. Depois de alguns anos longe do pequeno ecrã, nomeadamente nas novelas – a última que interpretou foi “A Única Mulher”, para a TVI, em 2015 -, o intérprete está de volta para participar na nova série medieval da RTP, que se estreia no início do próximo ano.

“Tenho estado afastado, porque estou dedicado à música, para compor, e tenho uma série de espetáculos com músicas minhas. Tem sido este o meu palco”, refere o ator, em conversa com a N-TV.

“Já desde 2018 que não fazia televisão; no ano passado participei numa peça para a RTP Palco, chamada ‘O Teatro Também se Lê’, na qual fiz um monólogo, que me deu imenso prazer. Esta série medieval é o primeiro trabalho de maior fôlego ao fim de algum tempo”, diz, numa referência à série “A Rainha e a Bastarda”.

“Estou muito excitado por começar a trabalhar numa série de época, porque é uma coisa que não se faz com frequência e que é sempre desafio adicional – há trabalho físico que é necessário, nomeadamente usar a roupa pesada, a espada e montar a cavalo com esses pormenores todos. Serei o Estevão da Guarda, um amigo do rei D. Dinis, que partilha com ele o gosto pela poesia e é um trovador”.

O ator não fica indiferente à pandemia da covid-19. “Tive, inclusivamente, perdas com a covid-19, isto não foi uma brincadeira, espero que este momento consolide a situação para não fazermos marcha atrás ou ter mais uma vaga da pandemia. É uma responsabilidade de todos, já todos pagamos altos preços em saúde e em vidas”.

Trabalho não falta a André Gago. “Felizmente, lá em casa, não fomos afetados. O ano passado foi interessante em termos de trabalho e este ano também está a ser. Espero que os espetáculos ao vivo, feitos por artistas, tenham programação intensa, porque houve um investimento durante um ano algum dinheiro há de ter sobrado para recuperar. Noto que as pessoas estão felizes por assistir a um espetáculo ao vivo e depois são seguros, a cultura é segura, os espetáculos prepararam-se bem”.