Publicidade Continue a leitura a seguir

Catarina Furtado e Irma Ribeiro lamentam morte de Amélie Bastos

Fotografia: Instagram de Catarina Furtado

Publicidade Continue a leitura a seguir

Catarina Furtado e Irma Ribeiro são alguns dos rostos conhecidos que recorreram às redes sociais para reagir à morte de Amélie Battle Bastos.

A jovem, de 16 anos, estava desaparecida, no Porto, até 18 de janeiro, dia em que foi encontrada sem vida. A mãe da menor revelou que a adolescente estava em tratamento psiquiátrico por depressão há cerca de um ano.

“Todos, de alguma forma, temos responsabilidade. A saúde mental é para cuidar sem preconceitos, sem olhares de lado, com empatia e real sensação de que não existe perfeição e de que conquistas e os sucessos fazem parte de um caminho individual”, começou por escrever Catarina Furtado num InstaStory, ferramenta do Instagram.

“A sociedade pode estar ao serviço do bem e perde tanto tempo a provocar o mal. A opção é nossa! Vamos promover conteúdos que despertem o melhor de nós! Para que possam cuidar melhor uns dos outros. É só isso que interessa. O amor”, acrescentou.

“Um abraço à família da Amélie que não conheço, mas com quem estou tão solidário numa dor infinita que não imagino”, rematou.

Também Irma Ribeiro destacou o caso nas suas redes sociais e referiu a importância da empatia.

“Vivemos num mundo que nos faz acreditar na bidimensionalidade das coisas. Os livros e os filmes que nos estruturaram ensinaram-nos isso. Que só existe o bem e o mal, o bom e o vilão, a donzela em apuros e a bruxa, a vítima e o culpado”, começou por escrever.

“A verdade é que a vida não é assim, a vida real não se resumo a dois planos. Ser feliz é muito difícil, viver infeliz ainda mais. Existem pessoas que falam de empatia como quem fala de ‘café em chávena fria’ mas são poucas as pessoas que a sentem verdadeiramente”, disse ainda.

“O mundo não nos propõe a isso. A educação que damos aos nossos filhos se calhar, mas o mundo não. A minha amiga Matilde Troado disse-me uma vez: ‘nunca sabemos que luta é que o senhor da portagem está a passar, não custa darmos um bom dia com um sorriso, pode mudar a vida dele’. Um beijo muito grande à família da Amélie”, concluiu.

Recorde-se que também Rita Pereira deixou uma mensagem de apoio a todos os seguidores que sofrem com problemas psicológicos.