Quintino Aires ganhou a fama entre o público por ser polémico e por defender a sua opinião, sem qualquer receio. Aqui ficam cinco polémicas mais recentes e mediáticas do psicólogo que há muito é alvo de queixas na Ordem dos Psicólogos e não só.
O agora ex-comentador do “Big Brother” foi afastado pela TVI por tecer comentários sobre Bruno Almeida, concorrente do formato, que levou o tema da doação de sangue por parte de homossexuais à Assembleia da República.
“Quando aparece um miúdo irresponsável, deixe-me invocar a Constituição Portuguesa para dizer o que vou dizer, uma bicha desocupada, a achar-se o herói da rotunda e que foi acabar com a discriminação contra a homossexualidade, não foi isso que foi fazer, foi diferente e é importante que estas coisas sejam ditas”, disse Quintino Aires durante o “Extra”, desta terça-feira à noite, 15 de setembro.
Ao longo da carreira televisiva, o psicólogo, que viu a carteira profissional suspensa em 2017 pela Ordem dos Psicólogos (mas que só poderá deixer de exercer mediante todos os recursos judiciais enfrentados) teve também uma troca de palavras acesa com Ana Bola após ter sugerido que a humorista não tinha declarado o dinheiro que ganhou na carreira. “Será que a Ana Bola fugiu aos impostos, é mais um nome como os muitos que agora ouvimos nos telejornais? Mas então, e já não esperam que o Ministério Público investigue, são os próprios a incriminar-se?” questionou, em julho deste ano.
A humorista não se ficou e reagiu: “Para quem tiver dúvidas. A grande maioria dos atores trabalhou (e trabalha) a recibos verdes. A maioria dos atores, músicos, etc, de uma maneira geral descontaram (por razões óbvias) o mínimo para a Segurança Social”.
Ana Bola não foi o único alvo e, a certo momento, Quintino Aires e Helena Isabel Patrício chegaram mesmo a fazer as pazes em direto, em agosto deste ano, durante o diário do “reality show”, da TVI, O Amor Acontece.
“Estou tão feliz por estar aqui com o Quintino. Já é novamente meu amigo, não é?” questionou a jurista. Ao qual o psicólogo respondeu:”Sempre fui amigo da Helena. Agora, tenho de comentar quando é para comentar”.
Nas suas participações, o psicólogo nunca deixou críticas por fazer, nomeadamente, ao“Big Brother. Na altura do “Big Brother – Duplo Impacto”, como comentador, Quintino Aires criticou o soberano da mansão da Ericeira por ter ordenado aos concorrentes Edmar e Bruno Savate que usassem uma falsa barriga de grávida e ainda respondessem a questões sobre o parto.
A TVI acabou por desmentir o colaborador. “O ‘Big Brother’ é um programa que trata de todos temas, atividades e pessoas com respeito, seriedade e dignidade”, começou por referir, em comunicado. “Um formato que visa os valores humanos e com impacto significativo na sociedade”, acrescentou.
Lembre-se que o psicólogo apelou a que retirassem o título de vencedor do Festival Eurovisão da Canção a Salvador Sobral depois de o artista afirmar, numa entrevista a um canal espanhol, que a cocaína ajudava a aguentar “tantos” concertos em pouco tempo.
“Como é que ele é capaz de dizer a barbaridade que disse sobre um consumo horrível, que destrói famílias, que deixa mães perdidas (…) Ele fala daquele consumo, que é o que lhe dá energia, como se não fosse nada? Que palhaço”, afirmou, na altura.