Cláudio Ramos: “As mudanças são precisas, mesmo que apareçam quando não esperamos”

Cláudio Ramos
Fotografia: Instagram Cláudio Ramos

Cláudio Ramos tem por hábito fazer algumas reflexões na sua página oficial de Instagram e este de fim de semana não foi exceção.

O apresentador das manhãs da TVI partilhou uma imagem sua tirada há três anos para falar sobre a importância da mudança.

“Da vida! Esta fotografia foi tirada e postada faz hoje três anos. Estava em Miami e tinha nas mãos a decisão profissional mais difícil da minha vida. Foi aqui que decidi a mudança. Foi longe de tudo que decidi que o melhor para mim seria mudar. Um mês antes o Nuno Santos tinha-me feito o desafio, mudar de estação e aceitar apresentar o ‘Big Brother’. Deu-me tempo para decidir. Viajei angustiado porque sabia que a decisão que tomasse mudaria o rumo da minha história e a minha narrativa profissional”, começou por escrever.

“O mais difícil na altura foi perceber que estava feliz num lugar e num projeto que abandonaria. É mais complicado assim! Vivi o tempo da decisão em silêncio e em absoluto segredo durante quase dois meses. Apenas o Nuno, a minha agente e o meu namorado sabiam o que estava em cima da mesa, mas também sabiam que a decisão seria solitária. Não houve pressões nem pressas. Foi tudo no meu tempo. Era eu a decidir. Foi neste dia que me decidi. Lembro-me como se fosse agora: sai do hotel, atravessei a estrada e fui ao mar. Lá como cá. Decidi nesta praia que estava na hora de mudar”, continuou.

“Mudou muita coisa, não me arrependi nem um dia de o ter feito e ainda hoje me orgulho da forma como geri todo o processo. Todos quando souberam, aceitaram que era a minha vez de voar. Era preciso fazê-lo. Mas a esta distância percebo que a angústia que me acompanhou a viagem inteira tinha razão de ser”, referiu.

“No regresso de avião ensaiei discursos de despedida e conversas que Iria ter logo no dia seguinte. Aconteceu tudo no dia seguinte. Nestes três anos cresci muito enquanto profissional mas acima de tudo enquanto pessoa. O capital humano que consegui conquistar com as histórias e vivências que se cruzaram comigo nestes três anos foram o melhor prémio da mudança”, afirmou.

“As mudanças são precisas, mesmo que apareçam quando não esperamos. Mesmo que estejamos felizes onde nos imaginam. Há sempre espaço para maior felicidade e seguramente para outras mudanças. Não tenham medo de as fazer, se estão convencidos delas”, rematou.