Cuba Gooding Jr. declara-se culpado das acusações de assédio

Cuba Gooding Jr.
Fotografia: Instagram Cuba Gooding Jr.

Em 2018 e 2019, Cuba Gooding Jr. foi acusado de assédio sexual por três mulheres, em locais separados de Manhattan, Nova Iorque, e agora declarou-se culpado.

O ator foi presente a um juiz e pediu desculpas pelo que fez, segundo o jornal “The New York Times”. Em causa está um incidente que aconteceu em junho de 2019 num clube exclusivo de Times Square.

“Peço desculpas por ter feito alguém se sentir indevidamente assediado”, afirmou. A queixosa alega que o ator e realizador colocou a mão no seu peito sem autorização para tal.

Devido à sua confissão, Cuba Gooding Jr. evita um outro julgamento no qual as outras duas mulheres deveriam depor, além de outras que também sofreram apalpões e o Ministério Público planeava apresentar como testemunhas.

Recorde-se que o intérprete foi detido pela primeira vez em junho de 2019, depois do incidente no bar de Times Square e libertado sob fiança.

O ator é ainda acusado de apalpar as nádegas de uma empregada de mesa num restaurante, em Nova Iorque, em outubro de 2018, e de contacto “sexual sem consentimento” numa boate nova-iorquina.

Com o acordo para se declarar culpado, Cuba Gooding Jr, poderá não ir para a cadeia, estima a imprensa local. Contudo, se for condenado pela acusação mais grave, abuso sexual, pode enfrentar a pena máxima de um ano de prisão.

O artista foi ainda acusado, num caso separado, no tribunal civil de violação sexual por um denunciante anónimo. Nesse caso seis milhões de dólares, cerca de 5.5 milhões de euros, por ando encontram-se pendentes.