Estudantes ucranianos recriam série de Nuno Markl e ajudam jornalistas

nuno markl
Fotografia: Instagram Nuno Markl

Nuno Markl recorreu ao perfil de Instagram para fazer uma partilha muito especial. Um grupo de estudantes ucranianos está a recriar a sua série “1986” e a ajudar jornalistas.

O radialista partilhou o vídeo dos jovens ucranianos e escreveu algumas palavras de admiração. “Malta, ganhei o dia”, começa por dizer.

“O Vladlen é um estudante e tradutor ucraniano. Trabalha no Camões – Centro de Língua Portuguesa, em Kyiv, e tem estado a ajudar os jornalistas portugueses. Em 2019, ainda algo longe da tragédia que está a acontecer na Ucrânia começou a história de amor entre o Vlad, os seus colegas e a minha série da RTP, ‘1986’. Nessa altura, para um trabalho escolar, eles puseram a ‘fanzice’ a render e, de repente, houve ruas de Kyiv que se transformaram no meu bairro de São Domingos de Benfica, e o Vlad e os seus amigos recriaram cenas da série, vestindo a pele das personagens com um entusiasmo contagiante”, disse.

“Fiquei mesmo emocionado com isto. Ao saber disto pelo Francisco Penim, que foi a gentil ponte entre o Vlad e eu, gravei um vídeo para o Vlad, que o Francisco lhe fez chegar. O Vlad respondeu: ‘Nós gravámos o vídeo quando estávamos no segundo ano na universidade (andando pelas ruas, dizendo o mesmo texto, copiando o comportamento dos heróis etc. como na série!) O vídeo foi feito com muito carinho pela sua criação. Queríamos tipo imitar/reproduzir o primeiro episódio da série ‘1986’ assim aperfeiçoando o nosso português e reproduzindo ao mesmo tempo as falas dos heróis da série’”, explicou.

“‘E, na verdade, graças aos vídeos como este conseguimo-nos distrair do que se passa fora… Estou a sentir mesmo um apoio enorme e são estes os vídeos com a ajuda dos quais nos conseguimos manter contentes e com a fé que a vida normal existe, e que logo voltaremos a esta. Muito e muito obrigado, Nuno! Espero que nos encontremos um dia em Portugal e para o nosso encontro até compro o jogo ‘O Homem que Mordeu o Cão’ (simplesmente adoro este programa da Rádio Comercial!) e vou pedir-lhe que deixe lá o seu autógrafo e dedicatória para mim. Muito obrigado, Nuno. Esperamos que goste deste vídeo! Foi feito mesmo com muito carinho pela série criada por si!’” referiu ainda.

“Vlad, isto foi a melhor coisa de sempre. Um grande, grande abraço para ti, os teus colegas e professores. Obrigado, mantenham-se seguros e muita força!” rematou Nuno Markl.