Famosos despem-se de preconceitos no calendário Pirelli 2025

A artista Martine Gutierrez e o fotógrafo Ethan James Green
[Fotografia: Tolga Akmen / EPA]

A 51.ª edição do calendário anual da Pirelli traz de volta a nudez. Ethan James Green conduziu o ensaio fotógrafico, que teve lugar em Miami, nos EUA, intitulado “Refresh and reveal”.

São 12 as personalidades da moda, do cinema e da televisão que se despiram para ser fotografadas por Ethan James Green. A nova edição do icónico calendário da Pirelli, empresa italiana de pneus fundada em 1872, conta com estrelas como a atriz transexual Hunter Schafer, da série “Euphoria”, Simone Ashley, protagonista da 2.ª temporada de “Bridgerton”, o ator francês Vincent Cassel, e o britânico John Boyega, de “Star Wars”.

O trabalho é composto por 24 fotografias captadas entre maio e junho deste ano, nas ilhas Keys, a sul de Miami, nos EUA, e em estúdio.

A 51.ª edição do calendário, de nome “Refresh and reveal”, traz de volta a nudez e até o fotógrafo saltou para o lado dos modelos. “Coloquei-me no calendário porque a única pessoa que podem dizer que está completamente nua sou eu”, explicou o fotógrafo, natural de Michigan, EUA.

O primeiro calendário Pirelli foi assinado por Robert Freeman em 1964, mas, em 2016, a marca decidiu acabar com as fotografias de nu artístico. Na edição de 2025, Green trouxe a sensualidade de volta: “O mundo mudou muito desde a última vez que a Pirelli teve um calendário muito sexy. Estava entusiasmado para explorar a forma como vemos a beleza agora”, destacou.