Helena Costa recorda batalha contra o cancro

Fotografia: Instagram de Helena Costa

Helena Costa esteve à conversa com Júlia Pinheiro no vespertino “Júlia”, na SIC, e recordou um dos momentos mais delicados da sua vida.

A intérprete lembrou a época em que travou uma batalha contra o cancro no pulmão, em 2021.

“Já tinha sintomas há algum tempo, mas achava que era da vida agitada. Depois vinha o inverno e parecia que era das constipações”, começou por contar.

Quando as filhas já tinham um ano, Helena Costa decidiu ir ao médico para perceber o que realmente se passava e foi diagnosticada com asma, porém, o tratamento não resultou. Só depois foi detetado algo estranho.

“Até tinha uma atitude otimista. Acho que só me ‘caiu a ficha’ quando eu contei à minha irmã e ela caiu de joelhos e começou a chorar”, recordou.

“Este é um tipo de tumor que demora a crescer. Havia uma parte do pulmão que já estava mal oxigenada e eu já me sentia cansada”, explicou.

“Foi possível ser operado numa zona alcançável e não havia metástases. Não se vive, nem me lembro muito bem dessa altura. Foi transcendente”, referiu.

Helena Costa aproveitou ainda para destacar qual a lição que aprendeu com a situação: “Percebemos que a vida pode mesmo ser dois dias. Fez-me ver que não é preciso ter medo com outras coisas, que podemos fazer o que realmente gostamos, sem perder tempo”.