Henrik da Dinamarca fez birra. Ser sepultado ao lado da rainha? Nem pensar nisso!

A rainha Margrethe e Henrik em 2016. Fotografia: Reuters/Marie Hald/Scanpix/File Photo

Quando chegar a sua hora, Henrik da Dinamarca quer que o seu corpo seja sepultado longe do da mulher, a rainha Margrethe. Porquê? Porque se nunca foi reconhecido como seu igual em vida, que o mesmo aconteça na morte.

“A decisão de não ser sepultado ao lado da rainha é a consequência natural de não ter sido tratado de igual forma à sua mulher, por não ter tido o título e o papel que desejava”, explicou esta quinta-feira a diretora de comunicação da Casa Real da Dinamarca.

Henrik, casado desde 1967 com a monarca Margrethe, recebeu o título de príncipe consorte – ao qual renunciou no ano passado, quando se retirou da vida pública -, mas escondeu que gostaria de se ter tornado rei. “Não é segredo que se sente infeliz há muitos anos com o papel e o título que lhe foram atribuídos na monarquia dinamarquesa. Este descontentamento tem aumentado cada vez mais nos últimos anos”, prosseguiu a porta-voz.

Assim sendo, Margrethe, de 77 anos, será sepultada num sarcófago na catedral de Roskilde. Henrik, de 83, não ficará a seu lado. Como, aliás, tem acontecido nos últimos tempos, já que o (oficialmente) marido da rainha tem passado a maior parte do tempo em França, onde nasceu.

TEXTO: Ana Filipe Silveira