Inês Herédia reflete sobre a sua relação com a religião

Fotografia: Instagram de Inês Herédia

Inês Herédia batizou os filhos, Luís e Tomás, partilhando um pequeno vídeo da cerimónia com os seus seguidores. A atriz refletiu ainda sobre a sua relação com a religião.

A atriz, de 31 anos, surge a cantar durante o batizado e juntou um texto onde aborda o que sente e a sua relação com o catolicismo.

“O batizado dos meus filhos foi dos momentos mais felizes da minha vida. Da minha e da família e amigos que estiveram presentes. Principalmente dos não crentes. Para um ateu, não é todos os dias que se vai a um batizado tão vivido e refletido como este, para um católico, não é todos os dias que se batizam filhos de duas mães”, começou por escrever.

“Tive uma educação católica em casa e na escola, com uma vida muito presente na igreja. Cheguei à adolescência e questionei tudo, questionei todos, afastei-me da igreja e os meus pais nunca me impuseram nada”, prosseguiu.

“A dada altura no primeiro ano da faculdade, resolvi pegar no carro e ir sozinha à missa num domingo qualquer. Mexeu tanto comigo que acho que nos meus 3 anos de licenciatura estudei mais de teologia do que de hotelaria. Não percebia porque é que me sentia tão bem ali, mas sentia”, lembrou.

A intérprete falou sobre a sua orientação sexual e como esta é encarada pela igreja. “Como o passar dos anos e à medida que fui percebendo e aceitando a minha homossexualidade, afastei-me proporcionalmente deste lugar onde me sinto tão bem, mas que o mundo, a sociedade e o peso da história e das instituições me continuava a dizer que eu não era assim tão bem vinda ali. Ou era, mas com condições. Tudo faz curto-circuito ainda na verdade. Hoje entristece-me saber que não posso ser tratada da mesma maneira que o amigo hétero que tenho ao lado”, confessa.

“Vivo na utopia de achar que um dia será tudo reversível e que o amor pode mesmo ser a única lei. Talvez seja isso que amo, no final de contas. Essa utopia. Não sei”, rematou, em tom de esperança.

Os internautas rapidamente reagiram a esta publicação. “Inês, um abraço grande! Obrigado pela partilha. Imagino Deus a abraçar-te profundamente” ou “Revejo me a 100% nestas palavras. Tive de sair do corpo nacional de escutas por ser homossexual depois de uma caminhada de 15 anos. Duro, muito duro. Sei que se ele viesse cá se sentaria a comer comigo à mesa. Mas infelizmente há muita gente que não consegue compreender e aceitar isso. Obrigada pelas palavras Inês” são alguns exemplos das mensagens de afeto e agradecimento que a atriz recebeu.

Recorde-se que os gémeos, Luís e Tomás, de três anos, são frutos do relacionamento que Inês Herédia mantém com Gabriela Sobral.