João Paulo Rodrigues estreia-se como apresentador a solo na RTP1: “Não há pressão acrescida”

João Paulo Rodrigues
Fotografia: Divulgação/ RTP

Depois de várias duplas na RTP, SIC e TVI, João Paulo Rodrigues conduz o “Não te Esqueças da Letra” a solo na estação pública. Cantor, humorista, apresentador, ator e… piloto, “Jota” garante que não vai deixar de ser multifacetado.

A estreia, finalmente, sozinho em palco. Habituado a estar com companhia feminina desde 2012 – com Marisa Cruz, na TVI, no “Não há Bela Sem João” -, João Paulo Rodrigues continuou a ter uma parceira no “OK, KO”, Vera Fernandes, na SIC fez as “Queridas Manhãs” ao lado de Júlia Pinheiro e no “Agarra a Música” partilhou o estúdio com Cláudia Vieira. De regresso à RTP, reencontrou Vera Fernandes no “Hoje É Domingo” e trabalhou com Vera Kolodzig em “Missão: 100 por Cento Português”. Agora, “Jota” estreia-se, finalmente, a solo em “Não Te Esqueças da Letra”, o novo formato musical da RTP1 que arranca no dia 13 de março, às 21.00 H.

“Pela primeira vez estou sozinho como apresentador. Não há pressão acrescida, porque tenho uma banda espetacular, estou ali com concorrentes e já estou a jogar com eles, mais os bailarinos que interagem comigo. Sempre apresentei em dupla e estou todo contente e agradecido por esta oportunidade”, refere, em entrevista à N-TV.

João Paulo Rodrigues
Fotografia: Divulgação/RTP

“Vou ser o mesmo apresentador com as mesmas paragens de cérebro e brincadeiras, num registo mais sereno, mas nem por isso mais formal: só estou um pouco mais bem vestido porque o programa é à noite, não se pode brincar em demasia, porque as pessoas estão aqui para ganhar dinheiro”, salienta João Paulo Rodrigues.

“Jota” é músico, mas vai tentar não cantar. “Sinto-me muito tentado a cantar, mas procuro não o fazer alto porque não posso ajudar os concorrentes. De resto, gosto quando as coisas se misturam e não acho que ou és músico ou és apresentador, ator, humorista e piloto… Sou essas coisas todas”. E não se arrepende: “Há uns anos diziam-me que o mercado não estava preparado para profissionais assim, disse que tinha pena, mas era o que ia fazer. E resultou”.

Quanto ao “Não Te Esqueças da Letra”, o objetivo é claro. “O programa cumpre o propósito principal que é divertir e entreter as pessoas em casa. Tens as músicas de sempre e as mais recentes e as pessoas das várias idades vão identificar-se e tentar jogar, perceber se a música está certa ou errada”.

O apresentador defende que o formato da RTP cria envolvência e que já tem uma frase “orelhuda”. “O programa é leve e descontraído, não há grandes esquemas mentais e às tantas deixas-te envolver a tentar cantar em casa. E, depois, a frase ‘não te esqueças da letra’ vai ficar”, remata João Paulo Rodrigues.