Manuel Luís Goucha: “Não consigo calar uma mentira”

Fotografia: Instagram de Manuel Luís Goucha

Manuel Luís Goucha recorreu às redes sociais para demonstrar a sua indignação com uma notícia que dá conta de uma alegada gafe durante a transmissão do casamento de Bruno de Carvalho e Liliana Almeida, na TVI.

“Não tenho por hábito comentar notícias sobre mim que se revelem eivadas pela mesquinhez ou maldade, por sentir que ao fazê-lo estou de alguma forma a dignificar o que é indigno”, começou por escrever.

“Não consigo, porém, calar uma mentira quando esta põe em causa o meu trabalho, por ser neste que me cumpro diariamente. Ontem um site useiro e vezeiro em propalar mentiras e em parasitar, como vários outros, à custa do nosso ofício, decidiu escrever que eu havia cometido uma gafe ao dizer que o casamento, que profissionalmente estava a co-apresentar em termos televisivos, iria decorrer num estábulo da quinta (que tem solar, teatro, celeiro e cavalariça) escolhida pelos noivos”, continuou.

“Pois, em momento algum, da longa transmissão de três horas, a palavra estábulo foi por mim usada. A dizê-lo até parece que legitimaria o achincalhamento do(s) noivo(s)… coisa que alguns, a coberto de tal mentira, logo procuraram fazer”, afirmou.

“Não pactuo com a mentira e outras soezes atitudes (sim é verdade, gosto de usar palavras difíceis, talvez assim estimule os mais ignaros, e que tudo julgam saber, a irem ao dicionário. É que me orgulho da riqueza vocabular da nossa língua) por isso desta vez resolvi responder. Em relação ao meu trabalho de ontem procurei tratá-lo com a mesma dignidade profissional com que sempre assumo a minha função. Porque é assim que me respeito”, disse.

“Talvez alguns venham-me acusar, agora, de altivez. Altivo serei por não ceder em brio (profissional) e apenas isso. E, agora, vamos lá gozar o sábado neste Algarve descontraído e solarengo (palavra que também quer dizer cheio de sol = a soalheiro). Bom fim-de-semana”, rematou.