Manuel Luís Goucha reage à morte do maestro José Atalaya

Fotografia: Instagram Manuel Luís Goucha

Manuel Luís Goucha reagiu, esta quarta-feira, 24 de fevereiro, à morte do maestro José Atalaya, que perdeu a vida aos 93 anos.

O apresentador do programa das tardes da TVI “Goucha” lamentou, através do perfil de Instagram, a morte do artista com quem conversou várias vezes quando estava na RTP e do qual era fã.

“Só hoje soube da morte do maestro José Atalaya. Conversei com ele várias vezes, ainda eu estava no ‘Praça da Alegria’ e sempre fiz questão de dizer que a ele devia a minha preferência pela música clássica”, partilhou.

Manuel Luís Goucha
Fotografia: Instagram Manuel Luís Goucha

“Venho do tempo dos grandes comunicadores em televisão e José Atalaya era um desses que nos agarrava ao ecrã com as suas palavras e entusiasmo, no seu particular explicando-nos de forma entendível a função de cada instrumento numa partitura. Fazia-o como quem conta uma história explicando que a seguir aos violinos a resposta quiçá impetuosa seria a do piano e por aí adiante, fazendo-nos viajar em arrebatadoras paisagens sonoras”, prosseguiu o comunicador, em jeito de recordação.

Há um ano, quando estava num concerto de música clássica em Salzburgo, na Áustria, Manuel Luís Goucha lembrou-se do maestro: “Escutando Daniel Barenboim, com a Orquestra Filarmónica de Viena, lembrei-me dele e da sua forma de comunicar pedagógica e inspiradora que, sem dúvida, ajudou a tornar-me no homem que sou, amante do belo. Obrigado, maestro!”