Marta Melro faz desabafo: “Se fores mulher e artista ainda há mais ódio para destilar”

Marta Melro fez um desabafo nas redes sociais e sublinhou que os artistas são vistos de forma negativa pela sociedade.

Revoltada com a fase difícil que o setor da cultura atravessa em Portugal, devido à pandemia da covid-19, a atriz abordou os julgamentos feitos aos artistas, numa publicação no Instagram.

“É válido para qualquer contexto, mas não posso deixar de sentir que, mais do que nunca, este é o sentimento geral perante os artistas. São vistos como fúteis, como preguiçosos, como fracos, como dispensáveis, como inúteis”, começou por escrever.

Na mesma partilha, Marta Melro disse que “ainda há mais ódio para destilar” se as artistas as mesmas forem mulheres.

“Atiram pedras e julgam que nada fizemos para chegar onde chegámos, que temos cunhas, ou, então, que nos pusemos ao comprido. […] Somos as p**** que mostram o corpo porque precisam de trabalho (porque está fora de questão alguém pensar que, pura e simplesmente, somos livres e confiantes para o fazer sem segundas intenções). Somos as porcas que deviam lavar escadas”, acrescentou.

“Somos as músicas, os filmes, a dança, a fotografia, a poesia, as telas que deviam desaparecer para ir cavar a terra. Devíamos desaparecer, somos dispensáveis para a sociedade. Assim o diz uma sociedade, cada vez mais tacanha e enraivecida, assim diz o governo, que nada faz para dignificar a classe”, completou.