Miguel Costa alerta para a importância do rastreio na prevenção do cancro de mama

Fotografia: Instagram de Miguel Costa

Miguel Costa decidiu dar o exemplo e alertar para a importância dos rastreios na deteção prévia e tratamento do cancro da mama.

Sendo outubro o mês internacional de prevenção do cancro da mama, o ator, de 44 anos, partilhou imagens durante um rastreio e aproveitou para escrever um texto sobre a necessidade desta prática.

“O cancro já nos tocou a todos, direta ou indiretamente. Se não fomos já ‘atacados’ por este monstro, temos um familiar ou amigo próximo que já passou por este pesadelo”, começou por escrever.

“Outubro é o mês internacional de prevenção do cancro da mama. Hoje fomos dar a conhecer um local onde se trabalha (e muito) todos os dias, para acabar ou minimizar cada vez mais o dano causado por este flagelo. Onde também há um lado humano incrível, no melhor dos sentidos”, acrescentou.

“A Champalimaud Foundation tem uma equipa espetacular. Hoje fiz o rastreio ao cancro da mama (que também atinge os homens) e tentamos de alguma forma prestar uma justa homenagem a todos os profissionais de saúde que dão a vida por nós. Que sacrificam muitas vezes a sua vida pessoal para lutarem contra este flagelo, sem tréguas, ao lado de quem sofre. A homenagem é extensível a todos os profissionais de saúde, de todas as unidades de saúde. Obrigado”, continuou.

No fim, o também repórter, deixou um apelo aos seus seguidores: “A prevenção é fundamental, nesta luta. Estes rastreios são essenciais. Sem dramas, não adiem, não deixem para amanhã. Foi dos melhores conselhos que me deram hoje”.