João Paulo Rodrigues falou do duro processo de separação que enfrentou há um ano. Em entrevista ao “Alta Definição”, que vai para o ar neste sábado à tarde, o humorista partilha a forma como a primogénita do ex-casal lidou com o fim da relação dos pais.
O ano de 2017 “foi complicado” para o apresentador do programa “Queridas Manhãs”, da SIC. Após 12 anos de relação, sete dos quais casados, João Paulo Rodrigues e Juliana Marto decidiram colocar um ponto final no matrimónio, um processo que Jota, como é carinhosamente tratado, aborda na entrevista que concedeu a Daniel Oliveira.
“Às vezes, as lágrimas caíam-me no intervalo do programa. Lembrava-me de uma coisa que deixei de viver, de uma coisa que impus aos outros, de um momento feliz, de um momento menos feliz. E as lágrimas caíam-me…”, contou o colega de Júlia Pinheiro, com quem divide a condução do programa matinal da estação de Carnaxide.
João Paulo Rodrigues confessa que, “nesse dia, a Rita percebeu” que o casamento dos pais tinha chegado ao fim. “Agarrou-se a mim a chorar também”, revela o humorista, que fala pela primeira vez abertamente deste período da sua vida.
Além de Rita, hoje com sete anos, o comediante e a ex-mulher são ainda pais de Sofia, que está prestes a completar duas primaveras.
A mais nova, por isso, ainda não tem consciência da separação dos progenitores. Todavia, o mesmo não aconteceu com a primogénita. “Foi um bocado difícil dizer-lhe que o pai e a mãe já não eram namorados. Ela fez muitas perguntas. ‘Mas por quê?’ [Respondia-lhe:] ‘O pai trabalhava muito, estava muito tempo fora de casa.’ Depois [da separação], como comecei a passar mais tempo com ela, ela disse-me: ‘Pai, agora que já estás mais tempo comigo, portanto já podes voltar para casa.’”
“Essa explicação foi difícil”, admite. E continua: “Mas ela percebeu que é preferível ter um pai e uma mãe que são mesmo muito amigos e que gostam muito um do outro – e, por isso, vão ser um melhor pai e uma melhor mãe para ela e para a irmã – do que ter dois pais que não são amigos um do outro.”
“É preferível que ela [Rita] tenha este exemplo de vida: ‘Se achas que não estás feliz com aquilo que tens, então o honesto para ti e todos os outros é que vás buscar essa felicidade’.”
João Paulo Rodrigues
De novo com o coração preenchido – João Paulo Rodrigues namora, desde o início do ano, com a oftalmologista Ana Amaro -, o profissional da SIC fala sem qualquer constrangimento do estado de espírito que enfrentou na altura da separação.
Motivação para exibir uma aparente alegria, no “talk show” que apresenta diariamente com Júlia Pinheiro, não sabe onde a encontrou, garante. “Não sei… Não sei mesmo. Posso dizer que não sei como consegui, durante grande parte do ano passado, ir trabalhar. Juro que não sei. Foi… Foi complicado”, assume, com um longo suspiro.
As confissões foram feitas numa entrevista dada ao recentemente indigitado diretor-geral de Entretenimento da Impresa. É emitida, a partir das 14.00 horas, na SIC.
TEXTO: Dúlio Silva
FOTOGRAFIAS: Instagram