Pela primeira vez, Maria João Bastos usa maquilhagem numa novela

Fotografia: Instagram de Maria João Bastos

Mulher sofrida em “Flor sem Tempo”, Maria João Bastos conta que, para dar realismo ao papel, não está a usar maquilhagem na mais recente novela da SIC.

Um desafio como nunca existiu, mas que partiu da própria atriz: para dar vida a “Leonor”, a mãe sofrida de quatro filhos e mulher de um alcoólico, Maria João Bastos não usa, pela primeira vez, maquilhagem numa novela, neste caso em “Flor sem Tempo”, a nova trama da SIC.

“A minha personagem é completamente diferente de tudo o que eu já fiz em televisão, procuro sempre fazer diferente. É despida de qualquer beleza ou glamour, como aconteceu, por exemplo, na novela ‘Amor, Amor’. Não tem vaidade, é uma mulher muito crua, sofrida, com outras características”, diz a artista à N-TV.

“Não tenho maquilhagem nenhuma… nem mesmo maquilhagem a fingir que não tenho maquilhagem (risos). Só tenho protetor solar. É ótimo e desafiante, a minha pele vai agradecer nove meses sem maquilhagem!”, acrescenta.

“Este aspeto era importante para contar a história e para a personagem. Claro que se poderia ter optado por outro caminho, mas foi uma escolha que vi com a caracterização, algo que escolhi. Ela é muito despida disso tudo, só se preocupa com os filhos e conseguir mantê-los bem”.

No entanto, há uma (pequena) exceção. “Há uma fase em que estou desaparecida e muito mal, que sou caracterizada para ficar pior”.

Quanto ao cabelo da personagem “é natural, esticado, ou preso com uma mola, porque ela é cozinheira”. “É uma opção quase cinematográfica, foi uma escolha apoiada logo por toda a produção. Acho que há muitas mulheres que vivem uma história parecida, mas que se maquilham. Mas também há outras que não se maquilham de todo. Ela não tem tempo, não tem essa preocupação, é uma mulher sem dinheiro, com quatro filhos para criar e a lidar com a dependência do marido”.

Maria João Bastos garante que muitos telespetadores se vão “identificar” com “Flor sem Tempo”. “Esta novela retrata muitas histórias e as pessoas vão rever-se. Isso vai criar uma ligação com o público. Depois, há muitos segredos e muito mistério, cada episódio acaba sempre com uma grande expetativa, que vai agarrar o público”.

Sobre a história da sua “Leonor”, Maria João Bastos recorda: “Tem quatro filhos lindos e é casada com o ‘Jorge’, o Albano Jerónimo. Era uma família muito feliz, mas nos últimos tempos, por problemas de dependência de álcool dele, os problemas começaram a aparecer. Ela atravessa um momento muito difícil e está desaparecida, mas não para de lutar para voltar para os filhos, que é o grande objetivo dela”.

No final da conversa, tempo para um elogio à protagonista – e sua filha no enredo -, Bárbara Branco. “Nunca tinha trabalhado com ela e está a ser incrível, ela está a ser maravilhosa, assim como toda a minha família, porque temos todos formas parecidas de trabalhar”, refere Maria João Bastos, que explica: “Chegamos todos da mesma forma ao momento da cena e isso é maravilhoso porque poupa imenso tempo, já que gravamos muitas vezes à primeira. Confiamos muito uns nos outros para podermos brincar e viajar na cena – e isso é importante porque somos todos uma rede uns para os outros. A Bárbara é uma miúda com um talento incrível e muito bem preparada”, remata a atriz.