“Pipoca” festeja data especial: “Vim, literalmente, do nada e um blog mudou a minha vida”

Fotografia: Instagram Ana Garcia Martins

Ana Garcia Martins, a “Pipoca Mais Doce”, começou o blogue há 20 anos e fez neste fim de semana um balanço nas redes sociais.

Há 20 anos nascia a “Pipoca Mais Doce”, o blogue de Ana Garcia Martins que, entretanto, se transformou num fenómeno nas redes sociais e na televisão.

“Tinha 23 anos quando lancei um blog e a única coisa que queria era escrever, com humor, sobre o que se ia passando na minha vida. Os dramas com os namorados, os problemas no trabalho (era jornalista na altura), os sapatos que comprava, os programas de televisão que via, as coisas que iam acontecendo à minha volta”, começou por recordar.

“Não havia redes sociais nem formas de divulgação, por isso o blog só era lido pelos amigos. Depois vieram os amigos dos amigos. E depois os amigos dos amigos dos amigos dos amigos. Foi assim que o blog foi crescendo, pelo passa-palavra”.

“Durante muitos anos foi anónimo, não havia um nome, menos ainda uma cara, por dois motivos: primeiro, porque não queria que o meu aspeto físico pudesse determinar se gostavam ou não daquilo que eu escrevia. E depois, porque me dava total liberdade para escrever tudo o que me apetecesse, tipo louca”, acrescentou.

“Nunca pensei no blog como uma coisa que, um dia, me pudesse dar dinheiro. Há 20 anos isso era inimaginável. Foi só criado para me divertir e para, eventualmente, divertir os outros. E acho que esse princípio base foi (e continua a ser) cumprido. Tudo o resto veio por acréscimo: as marcas, os livros, a televisão, a rádio e todas as outras (e tantas) portas que o blog me abriu. E eu juro que continuo a achar tudo isto incrível”.

“O que começou por ser uma brincadeira, deu-me oportunidades que eu sei que jamais teria, e mesmo continuando a não conseguir sentir isto como um trabalho, mesmo levando-me muito pouco a sério, mesmo não conseguindo perceber nem explicar muito bem todo este trajeto, também não posso não sentir aqui uma pontinha de orgulho, algures entre o fígado e os rins”, disse ainda.

“Vim, literalmente, do nada e um blog mudou a minha vida. Para melhor, acho. Mas se calhar é melhor deixar passar mais 20 anos para ter mesmo a certeza. Obrigada a todos os que estão desse lado, isto sem vocês tinha muito menos piada”, rematou Ana Garcia Martins.