Português há mais de 40 anos, Marcantonio Del Carlo continua sem nacionalidade

Marcantonio Del Carlo
[Fotografia: Instagram/Marcantonio Del Carlo]

Vive em Portugal há mais de 40 anos, mas continua sem ter nacionalidade. No programa “Júlia”, Marcantonio Del Carlo lamenta a situação.

Aos 15 anos, Marcantonio Del Carlo escolheu Portugal para viver e constituir família. Apesar de viver no país há mais de 40 anos, o ator continua sem conseguir a nacionalidade portuguesa.

Numa entrevista conduzida por Júlia Pinheiro, na tarde desta quinta-feira, 8 de fevereiro, o intérprete lamentou a situação: “O meu processo, neste momento, está na conservatória do arquivo central do Porto”, disse, acrescentando que o mesmo, submetido em outubro, ainda nem começou a ser avaliado.

“Sempre quis ser português, mas a primeira vez que submeti o processo, não foi bem conduzido pela advogada que tive nessa altura. Tenho um documento em falta, que é o documento do cadastro criminal da Rodésia, que hoje é Zimbabué, onde nasci e de onde me vim embora com seis meses. Com seis meses, só se tivesse roubado um biberão a outra criança. E esse cadastro é impossível obtê-lo porque era outro país”, explicou.

O ator, que está há vários anos na mesma situação, garante: “Agora se não me derem nacionalidade, vou desistir de vez. E se não me derem é mesmo por teimosia burocrática”.

Recorde-se que, em junho de 2023, Marcantonio Del Carlo recorreu às redes sociais para expor a situação.