A apresentadora e a atriz da TVI tentou sensibilizar os milhares de fãs para a alegada “fome” que se passa em Cabo Verde, mas o ministro da Cultura local já veio desmentir.
A ideia era bem-intencionada, mas acabou por se virar contra Rita Pereira. A atriz e apresentadora do canal de Queluz fez um vídeo a sensibilizar os fãs para contribuírem, financeiramente, para aquilo que chamou a “fome” das crianças em Cabo Verde, depois de avisada pelo seu amigo e cantor Nélson Freitas. Mas a intenção solidária acabou por se virar contra a artista, com o ministro da Cultura do País, Abrãao Vicente, a responder publicamente.
“Querida Senhora Rita Pereira, estou muito sensibilizado com o seu vídeo e a sua preocupação com Cabo Verde. Mas quero que saiba que ninguém está a morrer de fome em Cabo Verde”, começou por referir o governante.
“Quero que saiba que ‘fome’ é um tema muito sensível para os cabo-verdianos e agradecíamos que não se tocasse nele assim de forma tão superficial”, acrescentou Abrãao Vicente.
Seguiu-se uma pequena “lição” de história do arquipélago africano. “Caso não saiba Cabo Verde ao longo da sua história passou, de facto, por vários ciclos de fome e morte (…) mas podemos dizer taxativamente que após a independência de Cabo Verde (1975), graças a um esforço coletivo do nosso povo, dos nossos emigrantes e dos nossos parceiros internacionais conseguimos erradicar essa fome que mata crianças e velhos e que deixa cicatrizes na pela da nação”, lembrou.
“Sem mais, envio-lhe um abraço em nome de todos os cabo-verdianos e peço-lhe que retire o vídeo onde diz que há crianças a morrer de fome em Cabo Verde. Cuide-se, use máscaras ao sair de casa e mais uma vez obrigado pela sua preocupação”, rematou Abrãao Vicente.
LEIA TAMBÉM:
Rita Pereira vive drama no teatro: “A roupa toda era sangue”