Rui Unas recorda polémica com Rita Ferro Rodrigues: “Não sei se enfiou a carapuça”

Fotografia: Instagram de Rui Unas

Rui Unas esteve à conversa com Pedro Ribeiro e Rita Rugeroni no podcast “É Preciso Ter Lata”, e recordou a polémica com Rita Ferro Rodrigues após um comentário seu numa fotografia de Patrícia Mamona.

Confrontado com questões de fãs e “haters” houve uma pessoa que questionou: “Escreveste numa fotografia da Patrícia Mamona ‘Tanto zoom se fez nesta imagem e não foi na bandeira’, não percebes que este tipo de frase faz de ti um machista de primeira?”.

O humorista prontamente respondeu: “O que é que faz de mim um machista? O ter feito zoom ou o facto de ter escrito aquilo? Eu acho que quem fez zoom, todos os milhares que fizeram, o facto de terem feito zoom não os torna machistas”, começou por dizer.

“Haverá diferentes tipos de motivação, poderá ser curiosidade ou apenas o apelo pela beleza. Portanto sim, muita gente fez e ser machista é muito mais que fazer zoom numa fotografia, é um comportamento e uma atitude com o sexo oposto. (…) Foi uma brincadeira. Acho que quem diz a verdade não merece castigo porque de facto muito zoom se fez naquela fotografia”.

“Não ofendi a Patrícia Mamona com nenhum comentário, não fiz nenhuma observação machista ou sexual foi uma brincadeira e há quem ache graça e não. Daí até me acharem machista vai uma distância brutal, portanto não percebo”, disse.

Mais à frente outro “hater” quis saber: “Já fizeste as pazes com a Rita Ferro Rodrigues?”

“Sim. O que aconteceu foi a questão da Patrícia Mamona e que ela colocou: ‘Eu não creio que isto seja o teu perfil’. Vou dizer que não gostei da reação e cheguei a fazer um ‘post’ dirigido, claramente, aquelas ativistas que estão um bocadinho cegas em que dizia que às vezes gosto de ser do caminho do meio, não sou extremista, acho que no caminho do meio está a virtude e acho que é bom ser equilibrado e ver os dois lados da questão e não ser extremista ao ponto de ficarmos cegos e catalogar as pessoas facilmente só porque somos ativistas e queremos mudar o mundo”.

“Não sei se ela enfiou a carapuça ou não, porque ela é uma ativista assumida, mas achei essa reação muito exagerada”.

De seguida, Rita Rugeroni questionou se os dois já trabalharam juntos e Rui Unas disse: “Já trabalhamos juntos, já fui ao podcast dela, o ‘Elefante de Papel’ – coisa que raramente faço, dar entrevistas -, e abri o coração e disse coisas que nuca disse a ninguém e pensei: ‘Se há um mal-estar da parte dela ela devia mandar uma mensagem’. Eu não estou chateado com ela portanto não vou mandar nenhuma mensagem”.