Sofia Ribeiro recorda cancro e revela que frases não devem ser ditas a um doente

Fotografia: Instagram Sofia Ribeiro

Sofia Ribeiro fez um longo desabafo nas redes sociais sobre o cancro. No Dia Mundial do Cancro, 4 de fevereiro, a atriz recordou a sua batalha e referiu o que não se deve dizer a um paciente.

“Proponho repensar. Seria possível por exemplo, pararem de invocar Deus, dizendo que o senhor só dá grandes batalhas a grandes guerreiros?! E os outros, os que não sobrevivem são menos guerreiros? Não fazem claramente a menor ideia do que uma frase destas, ainda que com a melhor das intenções, pode fazer sentir a alguém que está a passar verdadeiramente por um momento difícil na sua vida”, começou por dizer.

“Ninguém quer ser um guerreiro quando se trata de um cancro. Sim, estamos a falar de cancro. Mais uma vez! E as que forem necessárias, Enquanto continuarmos a não compreender que não é com atitudes e frases deste género que se dá colo, ou que se motiva, ou lá o que for!”, disse ainda.

“Não, desculpem mas não, não fomos os escolhidos. Não, desculpem mas não! Não somos mais fortes que os outros que não foram escolhidos para ter cancro. Ter cancro não vem por escolha ou merecimento. Se é por essa ordem de ideias, então queridos e querido Deus, nós os ex-guerreiros, os atuais e os futuros, não obrigada, não queremos ser guerreiros. Queremos ser apenas meros e comuns mortais sem cancro”, acrescentou.

A atriz deixou ainda um apelo: “Se não sabes o que dizer, está tudo certo. É compreensível. Não há mal nenhum! Mas então não digas nada. Um ‘estou aqui, estando!’ Um ‘força!’… Acreditem, vale mais que mil frases feitas, cheias de boas intenções mas desprovidas de realidade/sensibilidade”.

“Cuidem-se, toca mesmo a todos. O meu abraço apertado a quem ainda está no seu processo de cura. Força! Aqui deste lado a torcer por vocês. Ass.: Ex-guerreira”, rematou.