Quem é o homem do 10-0 e que ganha jogos com uma perna às costas?

Chama-se Bruno Lage, tem 42 anos, e é treinador do Benfica. Na goleada deste domingo, 10, não marcou ao Nacional, mas foi ele que mudou o espírito competitivo da equipa desde que saiu Rui Vitória. Conheça o homem que mesmo de muletas e lesionado não falha no banco. É caso para dizer que o técnico ganha (também) com uma perna às costas.

Pé direito imobilizado, mãos seguras nas muletas e olhar fixo no jogo. Estamos num Benfica-Sporting, em sub-23, e o jovem treinador junto ao banco não para de dar indicações para o relvado. Apesar da pouca mobilidade, o técnico grita e tenta, com as muletas(!) fazer o desenho da tática que quer adotada no terreno. É Bruno Lage, 42 anos, na altura treinador dos escalões secundários dos encarnados mas que, há pouco mais de um mês, haveria de substituir Rui Vitória na equipa principal e catapultar a formação para uma série de vitórias e que a leva a estar a apenas um ponto do líder da I Liga, o FC Porto.

Esta entrega total ao jogo, mesmo em condições físicas adversas, é-lhe reconhecida pelos mais próximos, que o consideram um “viciado no trabalho”. A lesão havia, até, de ser motivo de uma graçola numa das primeiras conferências de Imprensa de Bruno Lage: “Se eu preciso de apoio para treinar este clube? Quando estava de muletas precisei de mais apoio. Se tiver os jogadores a meu lado, a jogar nas posições certas, a estarem confortáveis com o jogo, com o processo, estou mais confortável e sinto-me mais apoiado e isso é o que me preocupa”, referiu.

Além de ser um “workaholic”, o treinador dos vice-campeões nacionais também é uma pessoa bem-humorada. Exemplo prático do que falamos, a forma como integrou dois dos jovens mais promissores do plantel. Sobre João Félix, o novo menino-bonito da Luz, fez uma comparação… com o canal Panda: “Hoje de manhã lembrei-me de um episódio com o meu filho Jaime, de três anos e meio. Quando cheguei a casa ele estava a ver os Super Wings. Perguntei-lhe ‘o que estás a fazer? Estás a ver os Super Wings?’ Ele respondeu-me ‘não, agora são os Super Wings equipa, eles agora têm de trabalhar em equipa’. Com o Félix é a mesma coisa, tem o valor que tem se trabalhar em equipa.”

O outro episódio foi com Jota, que só há poucas semanas se começou a integrar na equipa principal. “Calculem quanto vale um jogador como o Ivan Zlobin, um jogador como o Ferro, um jogador como o Florentino e um como o Jota. Em termos de pequenos-almoços são seis, porque o Jota come por três”, afirmou o técnico benfiquista.

Bruno Miguel Silva do Nascimento nasceu em Setúbal, há 42 anos. Passou pela formação do Vitória local, Fazendense, GDR 1.º Maio, UF Comércio e Indústria, Estrela de Vendas Novas, Benfica, Shabab Al Ahli, Sheffield Wednesday, Swansea City, Benfica B e, mais recentemente, foi escolhido pelo presidente Luís Filipe Vieira para treinar a equipa principal. É licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto, com especialização em Futebol.

Uma das suas imagens de marca é, também, a solidariedade. Por isso, foi sem surpresa que, este domingo, dia 10, dedicou a goleada ao Nacional ao antigo internacional português Chalana, um amigo muito chegado (ver foto), que fez 60 anos e sofre com a doença de Alzheimer: “Foi uma vitória muito boa, uma bonita homenagem ao adeptos e ao Chalana”, reforçou.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.