Foi há mais de 20 anos e abriu mentalidades. Imagine-se nos anos 1990, a ver um programa de televisão em que uma cantora interpreta um tema cujo sexo (assunto tabu na altura, e ainda agora) é a temática central, acompanhada por crianças a protagonizarem uma dança… peculiar.

Ágata, que este sábado comemora o seu 58.º aniversário, fê-lo e esse momento não só ficou para a história da sua carreira como para a da televisão portuguesa. Foi no programa “Todos ao Palco”, um formato emitido na RTP1 e da responsabilidade do encenador Filipe La Féria.

“Porque é que toda a gente só pensa em sexo? Sexo é complexo” e “Sexo é animal, mas com um nexo irracional” são algumas das frases musicais que se destacam do tema “Sexo Sem Nexo”. Ágata canta-as com um sorriso no rosto e bem acompanhada, por crianças que interpretam, através da dança, esta sua canção.

O momento torna-se ainda mais surpreendente quando os jovens se deitam e a cantora desfila, por cima deles, exibindo todo o seu “sex appeal”. “Porque é que os adultos têm estas pancadas?” A questão não é da nossa responsabilidade. É, sim, colocada no final da atuação por um dos jovens que se submetera a esta dança…

TEXTO: Dúlio Silva