Prémios de cinema Bafta distinguem “1917” como melhor filme

BAFTA
Fotografia: Divulgação/IMDB

Os prémios de cinema britânico BAFTA distinguiram, este domingo, “1917” como Melhor Filme numa cerimónia realizada em Londres, Inglaterra, atribuindo-lhe outros seis prémios, incluindo o de Melhor Realização.

O cineasta Sam Mendes venceu o prémio de Melhor Realizador por “1917”, quando já nos Globos de Ouro, o realizador britânico tinha levado a melhor sobre os outros nomeados, entre os quais Martin Scorsese, por “O Irlandês”.

“1917” foi ainda distinguido nas categorias de Fotografia, Som, Efeitos Visuais e Direção de Arte e Melhor Filme em língua inglesa. “Parasitas”, de Bong Joon Ho, foi distinguido como Melhor Filme em língua não inglesa e pelo argumento original.

“Joker”, que era o filme com mais nomeações, teve de se contentar com três prémios, entre os quais o de Melhor Interpretação, para o ator Joaquin Phoenix, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Elenco.

Renée Zellweger foi escolhida como Melhor Atriz, por “Judy”, onde interpreta Judy Garland. Os Melhores Ator e Atriz Secundários foram Brad Pitt, em “Era uma vez…em Hollywood”, e Laura Dern, em “Marriage Story – História de um casamento”. “Klaus”, do espanhol Sergio Pablos, foi eleito o Melhor Filme de Animação.

A 73.ª edição dos prémios da Academia Britânica das Artes Cinematográficas e da Televisão, que decorreu no Royal Albert Hall, distinguiu também o ator Andy Serkis pela sua contribuição excecional para o cinema.