Ana Gomes doa 31 mil euros promover jornalismo independente

Porto, 15/01/2021 - Entrevista com Ana Gomes, candidata à presidência da República no estúdio do JN no Porto(Pedro Correia/Global Imagens)

Ana Gomes doou o que sobrou da campanha, cerca de 31 mil euros, à Associação “Continuar para Começar”, para promover o jornalismo de investigação independente.

A ex-candidata à Presidência da República revelou, esta sexta-feira, que decidiu entregar o excedente do fim da campanha das eleições, muma carta dirigida aos presidentes da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), José Eduardo Figueiredo Dias, e da Comissão Nacional de Eleições (CNE), José Vitor Soreto de Barros, à qual a agência Lusa teve acesso.

“O saldo financeiro dos donativos recebidos – para os quais estabeleci o limite de 100 euros por pessoa – foi de cerca de 31.000 euros. Verba essa, proveniente de contributos de apoiantes, que acabou por não ser preciso gastar”, pode ler-se

“Acredito que temos de defender a democracia, sobretudo quando a vemos ameaçada. E sei que o jornalismo de investigação é ferramenta indispensável no combate pelos valores fundamentais da democracia e dos direitos humanos. Estou crente de que esta minha escolha corresponde aos objetivos de todas e todos os que contribuíram livremente para financiar a minha campanha”, afirmou.

Ana Gomes foi a mulher mais votada de sempre numas eleições presidenciais em Portugal, com 12,93% dos votos.