Manuel Luís Goucha garante não ser necessário fazer testamento

Arquivo

Numa altura em que a herança do cantor Marco Paulo faz correr muita tinta, nas vésperas de fazer 70 anos, Manuel Luís Goucha explica que não tem testamento, até porque é casado e o seu herdeiro será o marido, Rui Oliveira. Cheio de vida, apresentador também não pensa em reforma.

No dia 25 de dezembro, Manuel Luís Goucha celebrará o 70.º aniversário, sem pensar em reforma, até porque o contrato com a TVI renova-se em janeiro por mais dois anos. “Eu reformar-me-ei quando me apetecer e quando achar que já não tenho qualidade, faculdades mentais para estar a conversar sem teleponto e sem informações ao ouvido”, afirma, em entrevista à TV 7 Dias.

Quando a herança do cantor Marco Paulo continua na ordem do dia, o apresentador garante que, no seu caso, “não é necessário” fazer testamento. “Posso fazer, mas o meu herdeiro à data da minha morte é o Rui (Oliveira, o marido). Por isso casei”, explica.

Goucha considera que “que quem deve herdar é quem ajuda uma pessoa a construir a sua vida e o seu património”. “No caso do Marco Paulo, não conhecendo a história com a família, parece-me que António Coelho (o compadre do falecido artista, conhecido por Toni) foi o companheiro profissional que esteve sempre ali como agente a cuidar de tudo, que ajudou a construir aquele património. É de toda a justeza que seja ele o herdeiro”, acrescenta.

Ao lado de Rui há 25 anos, o comunicador não tem dúvidas sobre a quem deixar o legado. Para ele, “não têm de ser familiares só porque o são”. No entanto, “para já, acho que temos de gastar tudo o que é nosso, se eu tivesse filhos, tinha era de garantir as ferramentas necessárias para que os meus filhos vingassem na vida”, reconhece.

Na mesma entrevista, Manuel Luís Goucha sublinha que o tem é à custa do seu trabalho, “apoiadíssimo por um companheiro de 25 anos”. A sua vontade só pode mudar, caso o “companheiro morra”.

Em contagem decrescente para celebrar sete décadas de vida, atualmente, o apresentador acumula a condução do vespertino “Goucha”, diariamente na TVI, com o programa “Funtástico”, nas tardes de domingo.