TVI responde à SIC: “É completamente falsa e sem sentido a acusação feita”

TVI
Fotografia: Instagram TVI

A TVI respondeu à SIC que diz ter sido alvo de má-fé após a replicação de uma notícia avançada por um semanário que acusa a estação de Paço de Arcos de falsificar os números das audiências.

A estação de Paço de Arcos acusou a TVI de replicar uma notícia “absolutamente falsa” avançada por um semanário, em que a SIC é acusada de fazer parceria com a empresa que mede as audiências para que os números do terceiro canal subissem de forma artificial.

Eis que surgiu a reposta da TVI: a estação privada explicou que a notícia publicada pelo semanário foi replicada em diversos meios de comunicação e confirmada pela Agência Lusa.

“A notícia publicada, em primeira mão, pelo jornal ‘Tal e Qual’, posteriormente veiculada por diversos órgãos de Comunicação Social e confirmada oficialmente pela Agência Lusa junto da Procuradoria-Geral da República (PGR), diz respeito à abertura de um processo de investigação sobre suspeitas de uma eventual adulteração de audiências televisivas por parte da empresa GFK em favor do canal televisivo SIC”, começou por explicar a TVI em comunicado.

A estação de Queluz de Baixo assume que se limitou a noticiar uma investigação da PGR, confirmada oficialmente, “como tantas vezes acontece em relação aos mais variados temas e assuntos”. “É completamente falsa e sem sentido a acusação feita pelo Grupo Impresa e SIC de que existiu má-fé por parte da TVI”.

“A TVI não quer contribuir para transformar este tema numa fonte de atrito entre canais televisivos, criando um ruído artificial para desviar as atenções do que é realmente importante. O que está em causa é o apuramento da verdade e a assunção de eventuais responsabilidades, caso essas existam, manifestando o Grupo Media Capital e a TVI total disponibilidade para colaborar com as autoridades numa investigação séria, rigorosa e serena”, prosseguiu o canal.

A estação de Queluz de Baixo “quer acreditar que todos os principais players do setor do audiovisual e do meio televisivo nacional estão interessados na melhoria do sistema e dos mecanismos de regulação e medição das audiências em prol da transparência no setor”. “Sobre isso, a TVI tem veiculado à direção da CAEM as suas reflexões críticas, por entender que este é o fórum próprio para que sejam analisadas e quaisquer medidas corretivas sejam implementadas”, concluiu.