O bispo Michael Curry, que em maio teve um grande destaque por parte da imprensa internacional depois de discursar sobre o “poder do amor” no casamento do príncipe Harry de Inglaterra e Meghan Markle, está a lutar contra um cancro na próstata.
A doença terá sido diagnosticada meses antes da cerimónia real no Reino Unido, segundo avança o tabloide britânico “Daily Mail”, que cita a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, mas ainda assim o bispo quis manter-se em funções e estar presente na união dos agora duques de Sussex.
Segundo a notícia avançada pelo mesmo jornal, Curry optou por remover a próstata cirurgicamente. Em comunicado, o mesmo revela que “o prognóstico parece muito bom e bastante positivo”. A confiança do bispo, que garantiu ainda que pretende retomar os seus compromissos com a Igreja até setembro, parece indicar que o cancro foi detetado numa fase inicial.
A remoção é considerada uma cura para este tipo de doença nos casos em que esta ainda não se tenha metastizado nem espalhado para outras regiões do corpo. Quanto à taxa de sobrevivência no estágio inicial, diz a Mayo Clinic, é bastante favorável e situa-se perto dos 100% nos primeiros cinco anos após o diagnóstico.
TEXTO: Duarte Lago