De nadadora olímpica a princesa e ícone de beleza. Os 40 anos de Charlene do Mónaco

Charlene do Mónaco completou 40 anos esta quinta-feira. Atleta de renome, que chegou a participar nos Jogos Olímpicos, hoje é princesa do Mónaco e ícone de beleza e elegância.

Charlene Wittstock nasceu no Zimbabué, em 1978, mas foi no Mónaco que se tornou princesa. Antes de espalhar elegância por Monte Carlo, foi nadadora de alta competição e chegou mesmo integrar a equipa da África do Sul nos Jogos Olímpicos de Sidney, Austrália, em 2000. Hoje dedica-se aos filhos gémeos e aos seus deveres de princesa.

Casada com o príncipe Alberto desde 2011, Charlene não se adaptou de forma fácil ao estatuto de princesa, apesar da beleza e estilo glamoroso que sempre lhe reconheceram. A exigência física da natação é bem diferente do rigor a que um protocolo real obriga, ainda mais quando são constantes as comparações com Grace Kelly, mãe do príncipe Alberto e mulher do príncipe Rainier. Olhada de lado pelos monegascos, a participação na vida pública do principado aumentou exponencialmente após o nascimento dos filhos.

Os gémeos Jacques e Gabriella nasceram em dezembro de 2014 e a sua educação é hoje a grande prioridade da princesa, bem como as causas sociais. Em 2012, criou a Fundação Princesa Charlene do Mónaco, que ajuda crianças e jovens desportistas desfavorecidos.

Veja, na galeria acima, as imagens da princesa.

TEXTO: João Farinha