Dia de festa no Mónaco. Príncipe Alberto faz hoje 60 anos de uma vida cheia de polémicas

Alberto II do Mónaco completa esta quarta-feira 60 anos. O homem que gosta de arte moderna, surf e montanhismo chegou à liderança do principado em 2005, depois da morte do pai.

Com uma vida recheada de escândalos e polémicas, o filho de Rainier III e Grace Kelly procurou fechar esse capítulo negativo depois de ascender ao poder, quando assumiu a paternidade de dois filhos ilegítimos.

Primeiro, em 2005, confirmou através do advogado que Alexandre Coste, nascido em 2003, é fruto de uma relação que Albert II teve com Nicole Costa, uma comissária de bordo da Air France, de origem togolesa. Um ano mais tarde, confirmou também ser pai de Jazmin Grace Rotolo, nascida em 1993.

No entanto, por essa altura, as especulações em torno do Príncipe do Mónaco estavam longe de terminar. O facto de ser solteiro e de não ter filhos legítimos levantava dúvidas sobre a sucessão ao trono e inquietava a opinião pública e política.

Em 2006, Albert II começou a ser visto com Charlene Wittstock, uma ex-nadadora olímpica, depois da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, na Itália. Casaram-se cinco anos mais tarde, numa cerimónia religiosa, a 2 de julho de 2011.

Três anos depois, em 2014, o casal confirmou que Charlene estava grávida de gémeos. Afastavam-se, assim, os fantasmas sobre a sucessão ao trono.

TEXTO: Duarte Lago (com NA)

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.