Dor e emoção no funeral do príncipe Filipe de Inglaterra

LEON NEAL / AFP

As cerimónias fúnebres do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, realizaram-se hoje no interior do Castelo de Windsor, em Inglaterra.

As cerimónias fúnebres começaram às 14.40 H em ponto, junto à entrada principal do castelo, com o todo o terreno a transportar o corpo rumo à Capela de São Jorge, num percurso que durou cerca de 20 minutos. Atrás do veículo, a pé, seguiam os três filhos de Filipe e de Isabel II – os príncipes Carlos, Ana, André e Eduardo -, e os netos William e Harry. Atrás seguia o Bentley com a monarca inglesa e, por esta altura, o hino nacional inglês foi tocado.

Durante a procissão, a pé, as câmaras centraram-se em Harry, que viajou dos Estados Unidos de propósito para estar presente nas cerimónias fúnebres do avô. Há mais de um ano a viver na Califórnia, com Meghan Markle, o agora produtor de televisão viajou sozinho porque a mulher, grávida do segundo filho, foi aconselhada a ficar em casa.

Já na Capela de São Jorge foram disparados tiros pela artilharia Montada Real da Tropa do Rei. Eram 14.53 H quando o caixão chegou à escadaria do edifício e um minuto de silêncio nacional seguiu-se à música “Side”, tocada pelas gaitas de foles.

Na capela, que pode receber 800 pessoas, estiveram, apenas, 30 convidados, devido às restrições provocadas pela covid-19. Aqui, como já tinha acontecido nos minutos antes, a rainha Isabel II esteve sozinha durante todo o culto.

O caixão foi depositado no jazigo real e, em seguida, foram proclamados os títulos de Filipe. O arcebispo da Cantuária pronunciou a benção final e seguiu-se, novamente, o entoar do hino nacional.