Espanha lança moeda com rosto da princesa Leonor. Imagem está a dar que falar pela falta de semelhanças

A Fábrica Nacional da Moeda e Timbre de Espanha vai lançar, no próximo mês de outubro, uma tiragem especial de moedas com a face da princesa Leonor e do rei Felipe VI.

A moeda, que terá um milhão de exemplares e um custo de 30 euros, servirá apenas como objeto de coleção, já que não poderá ser utilizada como método de pagamento, e poderá ser comprada nos bancos espanhóis a partir do dia 22 de outubro ou reservada nos mesmos locais a partir do dia 30 deste mês.

No entanto, a imagem que será utilizada já está a dar que falar em Espanha devido às poucas semelhanças, ou até mesmo falta delas, entre o rosto real da princesa e aquele que será gravado na moeda.

Segundo avança esta quarta-feira o “El País”, a jovem de 12 anos surge “com um nariz pontiagudo, lábios finos, olhos estreitos e testa larga”, características contrárias às suas “feições suaves e arredondadas”. Ainda assim, considera o mesmo jornal espanhol, o rosto do pai, Felipe VI, terá sido “mais bem-sucedido”.

Veja a fotografia da moeda no interior da galeria.

A criação de uma imagem com a representação da face de Leonor de Espanha é encarada no país vizinho como o primeiro sinal de que a princesa já se prepara para assumir o papel de herdeira do trono, já que se encontra na primeira posição da linha de sucessão.

Em janeiro, a filha de Letizia Ortiz estreou-se em atos solenes na imposição do Tosão de Ouro, o símbolo da continuidade da dinastia Bourbon, criada no século XV. Na cerimónia, estiveram presentes altas figuras do Palácio Real, como os reis eméritos Juan Carlos e Sofia de Espanha, além de mais cerca de 80 convidados.

Por agora, a princesa está de férias com a irmã, Sofia, de 11 anos, num acampamento de verão nos Estados Unidos até ao fim de julho, como foi anunciado no início do mês pela Casa Real espanhola, que considerou a iniciativa uma forma de “trazer novos conhecimentos e experiências através de atividades indicadas para as suas idades”.

TEXTO: Duarte Lago (com DS)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.