O príncipe Laurent da Bélgica quebrou o protocolo durante a cerimónia de comemoração dos 188 anos da independência do país.
O 11.° membro na linha de sucessão ao trono da Bélgica foi criticado após atender uma chamada de telemóvel durante o hino nacional, no domingo. Apesar de o comportamento ser repreendido pela mulher, a princesa Claire, e pelos olhos críticos ao redor, o príncipe Laurent insistiu em manter-se ao telemóvel.
As cerimónias foram presididas pelo rei Filipe, irmão mais velho de Laurent, e pela rainha Matilde que, tal como os restantes também mostraram desconforto com a situação.
O vídeo da atitude de Laurent logo foi divulgado nas redes sociais, gerando várias reações por parte dos internautas.
“É incrível como ele se comporta mal todos os anos na parada militar. O seu comportamento é tão provocante e passivo-agressivo que parece que ele procura a rejeição. Algo parece errado com a sua personalidade”, disse um cidadão belga no Twitter.
No final das comemorações, que decorreram na Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, em Bruxelas, os políticos presentes dirigiram-se aos elementos da família real para a despedida. No entanto, Laurent saiu sem dizer adeus.
TEXTO: Mariana Capante