O mais longo reinado. Rainha Isabel II coroada há 65 anos. Reveja os momentos daquela manhã histórica

A rainha Isabel II, do Reino Unido, comemora este sábado os 65 anos da sua coroação. Uma data histórica que não coincide, contudo, com a sua subida ao trono. Isabel II tornou-se rainha um ano e quatro meses antes…

2 de junho de 1953. Há 65 anos Isabel II era coroada como rainha do Reino Unido. A cerimónia que a consagrou governante da monarquia britânica foi o primeiro evento da realeza transmitido pela televisão.

Estima-se que 25 milhões de pessoas tenham assistido à celebração, que decorreu na Abadia de Westminster, num dia de chuva persistente.

Mais de 2 mil jornalistas e 500 fotógrafos de 92 países estiveram presentes no acontecimento mundial. Entre eles, Jacqueline Bouvier, que viria mais tarde, por via do casamento, a tornar-se Jacquie Kennedy, primeira dama dos Estados Unidos.

A cerimónia de coroação foi formal, mas na prática não alterou nada na vida de Isabel II, que já era rainha desde 6 de fevereiro de 1952, ou seja, um ano antes, quando o seu pai, o rei George VI, morreu.

Sendo primeira na linha de sucessão, Isabel II tornou-se oficialmente rainha, tendo sido a primeira pessoa em mais de 200 anos a suceder ao trono fora do país, uma vez que a monarca estava no Quénia.

A cerimónia de coração só haveria de ocorrer a 2 de junho de 1953 de forma a respeitar o luto de Isabel II pelo pai.

O histórico momento começou às 11h15 da manhã, com a cerimónia formal, que durou três horas, a ser dividida em seis partes: reconhecimento, juramento, unção, investidura, entronização e a homenagem.

Isabel II levava um vestido criado pelo estilista britânico Norman Hartnell, feito de cetim branco e com os emblemas do Reino Unido e da Commonwealth bordados em fio de ouro e prata.

Já o bouquet da coroação era composto por flores brancas: orquídeas e lírios-do-vale de Inglaterra, jasmins de Madagáscar da Escócia, orquídeas do País de Gales e cravos da Irlanda do Norte e da Ilha de Man.

O arcebispo de Canterbury coroou a rainha colocando a coroa de São Eduardo na sua cabeça, enquanto a multidão gritava “Deus salve a rainha”.

Com o Cetro do Soberano numa mão e a Esfera do Soberano na outra, a rainha Isabel II foi oficialmente coroada como monarca.

Reveja aqui algumas imagens dessa manhã histórica para o Reino Unido.