Os retratos inéditos de William e Harry que o príncipe Carlos guarda em casa. Veja as imagens

O príncipe Carlos de Inglaterra vai celebrar os seus 70 anos com uma exposição de retratos privados da família real britânica. Entre eles estão retratos dos filhos, William e Harry, do pai, o príncipe Filipe, e da avó, a rainha-mãe.

Durante o próximo verão, o público vai poder ter acesso à coleção privada de retratos do príncipe Carlos. Entre as obras que vão estar em exposição, destaque para o esboço de uma pintura dos príncipes William e Harry.

Na altura em que William e Harry posaram para o primeiro retrato oficial juntos, em 2009, a pintora Nicky Phillipps fez um esboço do rosto dos dois príncipes, que Carlos acabou por guardar. Os dois exemplares costumam estar pendurados nas paredes da residência de Carlos e Camilla Parker Bowles e vão estar expostos no palácio de Buckingham durante o verão, numa exposição chamada “Príncipe & Patrono”.

Carlos vai ceder ainda um desenho do rosto do pai, o príncipe Filipe, bem como um retrato a óleo da avó, a rainha-mãe. Numa mensagem especial gravada para os visitantes do museu, Carlos falou do retrato da avó em particular, um exemplar muito especial: “Adquiri-o ao artista porque sinto que a captou muito bem e, acima de tudo, lembra-me a essência da sua personalidade.”

A exposição que celebra os 70 anos do príncipe Carlos acontece no palácio de Buckingham, em Londres, entre 21 julho e 30 de setembro, e inclui mais de cem obras de arte. As pinturas pertencem à coleção da família real, à coleção pessoal do príncipe e a artistas apoiados pelas fundações que Carlos dirige.

Percorra a galeria e veja os retratos da família real.

TEXTO: João Manuel Farinha